10 Dicas sobre como Desenvolver a Melhor Fórmula para o seu Produto

Dicas cruciais sobre como desenvolver da melhor maneira o seu novo produto.

Categoria: blog.Categoria.None
by: Ana Tamires Varela


Você já parou para pensar em tudo que há por trás do seu chocolate preferido? Desde a ideia que um dia esteve no pensamento de quem o criou, até o momento em que ele foi devidamente embalado e posto na prateleira do supermercado, só esperando que você o compre? Se você for a fundo, vai descobrir uma imensidão de processos, dos mais simples aos mais complexos, que no final, se feitos com qualidade, resultarão naquele sabor que você tanto gosta.


Desenvolvimento de Produtos

 

Pensando Grande.

E se você for o idealizador desse chocolate? Ou de uma barrinha de cereal? De uma nova bebida? De um detergente líquido? Você sabe por onde começar? Sabe quais devem ser os seus primeiros passos para investir nessa ideia?

Aqui vai uma pista: para começar a preparar um bolo, qual a primeira coisa da qual você precisa? Se pensou na RECEITA, está coberto de razão! É dela que saem quais e quantos ingredientes você precisará, além das instruções sobre o modo de preparo. Se pensarmos um pouco mais tecnicamente, para o seu produto sair do papel, você precisa de uma FÓRMULA! Ela será o seu guia para que você possa começar a sua produção.

E se agora você está se perguntando como vai chegar nessa fórmula, continue lendo esse post, pois listamos 10 dicas cruciais sobre como desenvolver da melhor maneira a base que sustentará o seu produto.

 

1. Elabore um bom BRIEFING do produto

Briefing é um conjunto de informações, uma coleta de dados para o desenvolvimento de um trabalho. Por ser um compilado de informações sobre tudo que engloba o produto, todas as suas características, todos os seus benefícios para os consumidores e tudo que é de extrema importância para que o produto seja produzido, esse briefing precisa ser muito bem pensado e elaborado para que a direção certa seja seguida.

 

2. Saiba o DIFERENCIAL que você quer para o seu produto

Colocar um produto à venda exige uma inteligência e conhecimento de mercado, necessários para que se crie algo inovador, e que atraia uma vasta gama de clientes para que os lucros desejados sejam alcançados.

 

3. Estude sobre as PROPRIEDADES

Cada detalhe de um produto importa, pois para ir ao laboratório produzir é muito importante que se tenham todos os parâmetros necessários para guiar a produção e garantir que seu produto está sendo elaborado da melhor forma. Além disso, é imprescindível que se tenha noção de como será a versão final do seu produto para que, após produzido, os parâmetros sejam avaliados. Um estudo dos componentes e da melhor combinação entre eles está muito relacionado às propriedades individuais de cada um. São exemplos de propriedades: textura, aroma, fluidez, acidez, entre outros.

 

4. Tenha um ESPECIALISTA para lhe auxiliar

Por ser um processo que exige bastante conhecimento técnico e teórico, é fundamental que por trás do desenvolvimento da fórmula, exista um especialista na área que lhe auxilie em todos os passos que serão dados para que não restem dúvidas sobre a formulação do seu produto. Além de todo o conhecimento que este especialista pode lhe fornecer, ele também pode estar lhe indicando as melhores fontes de pesquisa para o tipo de produto que se deseja produzir.

 

5. Busque por um LABORATÓRIO de qualidade

O mais esperado em todo esse processo de desenvolver um produto, provavelmente, é o momento em que as ideias do papel se tornam reais, e isso só é possível se você tiver uma estrutura completa de laboratório que possua tudo que for necessário para a prototipagem do produto. Sendo assim, laboratórios de alta qualidade são essenciais no processo de desenvolvimento de novos produtos, pois deles sairão os primeiros protótipos do seu tão esperado produto.

 

6. Saiba que para PROTOTIPAR é preciso que haja uma fórmula

Um protótipo é a primeira versão do seu produto, ele servirá de modelo para as próximas produções. Sendo assim, não dá para começar sem saber o que fazer. Desenvolver uma fórmula é possuir o passo a passo estratégico do seu produto. Sem ele não há otimização de tempo e ainda haverá riscos com as misturas e reações químicas que podem acontecer. Ou seja, a fórmula é um passo crucial para que o protótipo, e consequentemente seu produto, siga adiante.

 

7. Tenha em mente como será a AQUISIÇÃO de matérias-primas e reagentes

É preciso se ater ao fato de que as matérias-primas serão primordiais para a execução da formulação que foi proposta, portanto deve haver um planejamento sobre como será adquirida essa matéria-prima. Não só isso, é preciso saber também todo o material que será de uso necessário dentro do laboratório, como reagentes e vidrarias, para então poder ser feito um planejamento orçamentário.

 

8. Se atente à LEGISLAÇÃO

Como bem sabemos, temos uma legislação vigente que é responsável por vetar ou autorizar a comercialização de produtos no mercado. Por isso é muito importante ter a formulação do seu produto muito bem alinhada com as exigências da legislação a fim de evitar qualquer tipo de dor de cabeça futura e não só isso, garantir que seu produto esteja dentro da legalidade, garantindo qualidade e, consequentemente, credibilidade.

 

9. Saiba que pode haver MUDANÇAS no caminho

É muito importante que se tenha a consciência de que por ser um processo delicado, a execução real de uma formulação pode desviar do que se era esperado, principalmente se for algo novo. Por isso, tenha sempre em mente que as primeiras tentativas podem dar errado e precisarão ser reformuladas. Mas não se preocupe! Por ter um especialista lhe acompanhando e um laboratório de qualidade, a sua ideia vai sim se concretizar! Só é preciso um pouco de paciência. A frase de John D. Rockefeller resume bem esse paráfrago: "Não tenha medo de desistir do bom para perseguir o ótimo". 

 

10. EVITE GASTOS com fórmulas inadequadas

Faz-se necessário entender que todo um estudo bem feito acompanhado por pessoas que entendam do assunto vai garantir que seu tempo e seu dinheiro não estejam sendo desperdiçados. Tentativas às cegas, podem dar certo, mas o risco de darem errado é muito maior e esse risco pode até ser perigoso! Por isso, não hesite: utilize as ferramentas certas e dessa forma, você chegará à formulação mais adequada do seu produto evitando, assim, perdas financeiras e de tempo.

 

Ligando os pontos.

Pensando em tudo o que foi dito e no fato de que somos uma sociedade consumidora com anseios cada vez mais peculiares e que demandam alta qualidade, os grandes empreendedores são aqueles que não deixam uma boa oportunidade passar fácil. Eles conseguem captar as novas necessidades do seu público alvo e as transformam em produtos capazes de satisfazê-las.

Se depois dessas dicas, ainda restam dúvidas sobre como tirar suas ideias do papel e se tornar um desses grandes empreendedores, nós da NuTEQ estamos à disposição para sanar todas elas.

Saiba mais sobre o desenvolvimento de produtos clicando aqui, ou entre em contato através do e-mail: contato@nuteq.com.br e um de nossos consultores prontamente irá te atender.