As 14 dicas sobre segurança na cozinha industrial da sua empresa.

Veja algumas das melhores dicas de segurança para a sua empresa!

Categoria: blog.Categoria.None
by: Ciro Dutra

Você, empresário que trabalha na produção de alimentos (panificadoras, restaurantes, etc.), provavelmente sabe que existe uma infinidade de requisitos para os quais deve voltar sua atenção a fim de garantir a segurança na cozinha do seu empreendimento. Provavelmente deve saber também que a ANVISA aplica multas aos estabelecimentos que não satisfazem esses requisitos.

          Se você sabe que a cozinha do seu estabelecimento não atende a todos os requisitos propostos, mas não sabe por onde começar, continue lendo o texto.

          Seria muito bom se você conseguisse atender a todos os requisitos rapidamente, mas sabemos o quão difícil isso é. Muitas vezes você até quer fazer mudanças na sua cozinha, mas falta tempo, ou os funcionários não aceitam certas mudanças, entre outros fatores.

          No final, realizar as mudanças na cozinha não se torna mais sua prioridade e acaba que tudo continua do mesmo jeito.

          Por isso, preparamos uma pequena lista de requisitos que você pode observar na sua cozinha e começar a realizar mudanças necessárias

          Dividimos em riscos, vamos lá:

 

Riscos de queimaduras/explosão

          Evite as queimaduras ao acender as bocas do fogão, compre em acendedor elétrico ou palitos de fósforo longos para fazê-lo.

 

Risco de Cortes e Equipamentos Perigosos

          Evite cortes (principalmente no corte das carnes) comprando luvas de malha de aço para os funcionários.

 

Risco de Quedas

          Instrui seu funcionário responsável pela limpeza a limpar a área ao redor do fogão e das fritadeiras imediatamente após alguém usá-las, pois o óleo respinga no chão e o deixa escorregadio.

 

Risco de Choque Elétrico

          Ao lado de cada equipamento coloque um aviso pedindo que seus funcionários não desligue-o puxando pelo fio.

 

          Queremos que essa lista sirva como um impulso para que você comece a realizar pequenas modificações na sua cozinha industrial e evite uma boa parte das possíveis multas e acidentes. Mas lembre-se que para qualquer mudança são necessários persistência e fiscalização por sua parte, pois muitos funcionários estão há muito tempo habituados com o jeito antigo de trabalhar. Por isso, a todo momento relembre-os que todas as modificações são para garantir a saúde e a vida deles.    

          Não se contente apenas com essa lista, procure se informar sempre mais em outro blogs, revistas, jornais, entre outros meios. 

 

MAIS DICAS SOBRE SEGURANÇA NA COZINHA

     

          Mais especificamente, o serviço de Boas Práticas de Fabricação (BPF) é o mais adequado para solucionar o problema da segurança na cozinha da sua empresa, pois ele atua justamente tanto nas inconformidades dos hábitos dos funcionários quanto nas do local.

          A NuTEQ, por exemplo, é uma empresa de consultoria que possui como umas das suas áreas de atuação, a engenharia de alimentos, e já realizou diversas consultorias de BPF no mercado potiguar. Todos os clientes com altos índices de satisfação.

     


          Se você quiser saber mais sobre segurança na sua cozinha industrial, sobre como nós trabalhamos com BPF de maneira mais detalhada ou tiver qualquer outra dúvida, nos envie um e-mail ou se inscreva na nossa lista de contatos, que em em breve nós retornamos para você.