3 dicas de como fidelizar mais clientes

Veja como a fidelização pode ser um motor para o crescimento do seu negócio.

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by: Luis Henrique

No ramo dos negócios agradar o consumidor final deve ser o centro de todas as tomadas de decisões. Dito isto, percebe-se que a fidelização e conquista de novos clientes são pontos essenciais para o crescimento do estabelecimento.

Com isso em mente é preciso analisar as suas estratégias para a conquista de clientes e métodos para que eles continuem contribuindo para seu faturamento.

Contudo, como muitos pensam, o marketing não é a única área administrativa responsável pela experiência e fidelização dos clientes. Para tal, é preciso que toda as áreas do estabelecimento estejam voltadas para o sucesso do cliente.

Assim, logo após ter conquistado o cliente, toda a empresa tem o objetivo de transformá-lo em um cliente leal. Como consequência, ele recomenda seus serviços a amigos, promove sua marca e alavanca seu crescimento.

Trouxemos algumas dicas abaixo para te ajudar a conseguir essa fidelização:

    1. Determine o perfil de cliente ideal

O início das decisões estratégicas é definir qual os clientes você busca atingir, eles serão os clientes certos para seu negócio.

Eles são as pessoas que tem o capital necessário para seus produtos, possuem valores semelhantes e serão alvos da estratégia de marketing. Dessa forma, o esforço para conseguir fidelizar esses clientes será menor e alcançará melhores resultados.

Para isto acontecer é necessário que você faça pesquisas e conheça o seu o público-alvo. Um artifício para essa estratégia funcionar é desenvolver sua persona, uma representação fictícia de um cliente ideal.

E uma das principais vantagens é que você não investirá recursos em possíveis clientes que não estão alinhados com seus valores, o que poderia gerar detratores da sua marca e prejudicar seu crescimento.

Para compreender melhor a persona da empresa, clique aqui.

    2. Priorize a experiência do cliente

Todos os pontos de contatos, como os produtos consumidos, visitas das redes sociais, entre outros influenciam na jornada do consumidor. Durante este caminho, o cliente decidirá se será um promotor ou detrator da marca.

Para conhecer melhor sobre a experiencia do cliente, clique aqui.

O primeiro passo para garantir uma experiência positiva do cliente é identificar como o consumidor interage com sua marca.

O primeiro contado muitas vezes é pelas redes sociais, por isso a importância de mantê-las atualizadas e atrativas ao seu cliente alvo.

Logo após o consumidor terá contato com seu estabelecimento físico e é preciso criar um ambiente aconchegante e coerente com a proposta dos pratos ofertados.

É essencial se preocupar com os detalhes, como as interferências sonoras no ambiente, a iluminação, a temática escolhida e o espaço de locomoção no salão.

O segundo passo dessa experiencia é as opções de produtos disponíveis. Eles não necessitam ser somente atraentes, como também possuir qualidade e velocidade de entrega.

Para qualquer estabelecimento alimentício, a experiência que o cliente tem ao degustar o prato será marcante para sua fidelização.

Um dos fatores importantes é manter sempre a qualidade da entrega dos alimentos, um dos métodos utilizados para tal é o uso das fichas técnicas.

Para saber como funciona as fichas técnicas, clique aqui.

    3. Busque os feedbacks dos clientes

Para todo estabelecimento os feedbacks dos clientes são um proporcionador da melhoria contínua. Dito isto, busque as sugestões e comentários dos seus clientes e trace planos de ação.

Existe diversos canais para conseguir os feedbacks, como os comentários nas redes sociais, aplicativos, conversas com os atendentes, ligações, como também uma conversa direta entre o cliente e gestor.

Com a coleta dessas sugestões e reclamações é possível entender o cliente e definir suas necessidades e prioridades e entender o que eles esperam do estabelecimento.

Por fim, com base nas respostas é possível determinar pontos de melhoria e definir um planejamento para solucionar as problemáticas e conseguir gerar o sucesso do cliente.

Neste momento é importante ser humilde e entender as críticas como construtivas, sempre pensando no melhor para o cliente e a empresa.

Existe sinais para saber se sua empresa precisa de uma consultoria, para entender melhor, clique aqui.

Depois que estas dicas forem aplicadas em no seu estabelecimento, será notável a importância de colocar o cliente no centro das decisões.

O primeiro resultado é o aumento de faturamento, pois o custo com o consumidor fidelizado é mais lucrativo.

Um dos motivos é que ele já conhece a qualidade do serviço e estar satisfeito com os serviços prestados ou produtos adquiridos.

Quando ele adquiri confiança na marca faz com que ele opte por você em vez dos seus concorrentes para uma nova compra.

Logo após você notará a diminuição dos custos de marketing pois o custo para aquisição de um novo cliente é sete vezes menor que a valor para a fidelização.

Como também os consumidores fiéis recomendam para amigos e familiares, compartilhando as experiências que adquiriu com a sua marca de forma natural e se transformando em um promotor.

O segundo resultado aparente é o aumento do valor gasto por cliente, chamado de ticket médio.

Tento em vista que o primeiro contado com o negócio é mais cuidadoso e não envolve transações muito altas, porém após uma experiencia satisfatória o valor investindo no seu negócio será maior.

Outro grande benefício da fidelização é a previsibilidade de vendas e faturamento, estipulando o quanto irá ganhar e definir orçamentos para investir.

Isto é consequência do estudo da frequência de compra dos clientes, análise do valor médio investido por cliente e taxa de novos compradores que chegarão por indicações.

Dessa forma, a eficiência é maximizada do planejamento de médio e longo prazo do estabelecimento, como também o planejamento das suas finanças pessoais.

Por fim, você notará o aumento dos feedbacks e sugestões de melhoria de forma verdadeira, visto que consumidores fieis são engajados com a marca e sentem-se gratos em ver a melhoria contínua dos estabelecimentos.

Essas sugestões são em todas as áreas, na entrega, produção, segurança, divulgação e as demais. Assim a empresa tente a crescer mais organizada e consciente dos empecilhos e sabendo dos pontos de melhoria.

Depois de saber da sua importância, as dicas acimas se tornam cruciais para o seu crescimento. Quer potencializar sua fidelização? Então não perca tempo e entre em contato conosco pelo email - contato@nuteq.com.br ou pelo telefone - (84) 99620-6964. Um de nossos consultores estará a sua espera para trazer os melhores resultados para a sua empresa.

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