5 dicas para o delivery entregar uma boa experiência para o cliente

5 dicas essenciais que todo delivery de sucesso deve ter para impressionar seus clientes!

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by: Milson Bruno

Com o surgimento do novo Coronavírus, o mundo passou por diversas mudanças em um curto espaço de tempo. Vários negócios, estabelecimentos e, até mesmo, as pessoas foram suscetíveis a tais mudanças. Esse vírus trouxe consigo o isolamento social distanciando as pessoas e as mantendo em casa.

 

Ele, também, foi responsável por fazer com que atividades simples e rotineiras como ir a bares, ir a cinemas e a restaurantes fossem impossibilitadas de serem feitas. E, os estabelecimentos alimentícios, principalmente, foram obrigados a lidar com todas essas problemáticas e recorrer a uma das únicas soluções possíveis para continuar com suas vendas, ou seja, adotar o Delivery.

 

Qual é a perspectiva do delivery brasileiro?

 

De acordo com os dados Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), o mercado de delivery brasileiro cresce, em média, 20% ao ano. Isso representou, em 2019, um faturamento de R $15 bilhões, o que comprova a competitividade desse mercado.

 

Por esse ser um segmento que cresce bastante, muitos estabelecimentos adotaram o delivery durante a quarentena e pelo fato de que os estabelecimentos alimentícios durante a quarentena deveriam permanecer fechados, o delivery foi a única saída para vários estabelecimentos alimentícios.

 

Proocon orienta consumidores sobre problemas com delivery de ...

 

Quais os principais problemas que as empresas que atuam nesse segmento enfrentam atualmente?

 

Falta de estrutura

 

Devido a brusca adaptação a esse novo modelo de atendimento, muitos estabelecimentos que implementaram o delivery não tiveram tempo de estruturá-lo da melhor maneira, e como foi visto, anteriormente, esse mercado movimenta bastante dinheiro e, com isso, vem a concorrência. 

 

Basicamente, até os estabelecimentos que já atuavam com esse tipo de segmento sentiram muitas dificuldades em se adaptar a uma realidade em que o delivery era predominante e problemas como tempo de entrega, temperatura inadequada do produto ao chegar até o consumidor e sobrecarga na cozinha desses estabelecimentos se tornaram comuns.

 

Concorrência  

 

Como citado anteriormente, esse mercado movimenta alguns bilhões de reais ao ano, além disso, os estabelecimentos que trabalhavam apenas com atendimento presencial, em sua maioria, migraram para o delivery. Com esse “boom” de novos estabelecimentos fornecendo serviços de delivery um leque de opções se abre diariamente para os consumidores.

 

Experiência do cliente no delivery

 

A experiência do cliente é um ponto fundamental em um estabelecimento que atua através do delivery. Ela é a principal responsável por reter clientes e fazer com que os consumidores prefiram seu estabelecimento ou produto às demais opções do mercado.

 

Ela pode ser definida como, um conjunto de ações que determinada empresa toma em relação aos seus clientes, com intuito de gerar um bem-estar e uma proximidade do cliente com a marca. Com foco sempre em agregar valor e oferecer entrega de qualidade. 

 

Quando o assunto é delivery em negócios alimentícios, geralmente, o estabelecimento que mais agrada os consumidores é aquele que consegue ofertar os três pilares básicos do delivery, que são eles: preço justo, bom atendimento e qualidade na comida.  

 

Isto ocorre, pois, estes fatores estão diretamente ligados à experiência que o cliente tem ao comprar em um estabelecimento. Dentre esses, a qualidade no atendimento é a mais importante para os clientes, segundo dados do da pesquisa realizada pela NeoAssist, em 2017, 68% dos consumidores pagariam mais caro no produto por um melhor atendimento.

 

5 Dicas que farão seu delivery entregar uma boa experiência ao cliente.

 

1. Tempo de entrega

 

Esse é um dos principais fatores que envolve um delivery de qualidade. É muito importante que o tempo de entrega de um estabelecimento que atende por delivery seja o mais rápido possível. Entregar de forma rápida o produto passa a impressão que o estabelecimento se importa com o consumidor.

 

O mundo atualmente é muito dinâmico, as pessoas estão cada vez mais atarefadas e, por isso, não é vantajoso para elas esperar horas para que a comida chegue até sua casa. Além disso, a demora apenas irá contribuir para que o produto chegue até o consumidor com uma temperatura inadequada. 

 

Estes fatores fazem com que um tempo de entrega menor seja essencial para a satisfação do cliente.

 

2. Preço

 

Não há como negar que o preço dos produtos influencia bastante na decisão de compra do consumidor. Quando se trata de valores o consumidor sempre irá comparar o produto entregue com o valor de compra para que ele consiga decidir se foi um bom investimento.

 

Sendo assim, é importante determinar um preço condizente com o produto e que seja competitivo no mercado. Vale lembrar que, o preço do produto pesará mais no momento da primeira compra, pois o consumidor ainda não conhece o seu produto.  Por isso, descontos no primeiro pedido podem ser uma saída para driblar essa hesitação e conquistar o cliente. 

 

3. Apresentação e qualidade do produto

 

Esse é outro fator crucial para gerar uma experiência satisfatória ao cliente e atrair ele para o seu negócio. Quando o cliente faz a compra em um aplicativo de delivery como o Ifood ou Uber Eats – dois dos mais famosos aplicativos de delivery do mundo - ele consegue observar todas as características visuais do produto, pois no aplicativo estará uma foto e a descrição do produto.

 

Pensando nisso, as fotos dos produtos nos aplicativos de delivery devem ser as mais profissionais possíveis, de preferência, as fotos devem ser tiradas por profissionais que trabalhem nessa área, isto parece um detalhe simples, porém, nesse caso, a primeira impressão é a que conta.

 

Por esse ser o primeiro contato com o seu produto é de extrema importância que o produto chame atenção, pois, nesses aplicativos, existem milhares de restaurantes e milhares de produtos e o seu produto tem que se destacar dos demais. 

 

Seguindo o mesmo raciocínio, a descrição do produto também tem que ser caprichada. Não apenas descrever os ingredientes que vai na receita, mas também ressaltar suas qualidades. Acrescentando um texto que gere água na boca do seu cliente!

 

Além desses detalhes, tome atenção a embalagem do produto. Ela pode influenciar na forma como o produto chega até o consumidor, desde a temperatura até o formato que o prato é apresentado no aplicativo de delivery ou nas suas redes sociais.

 

Não se esqueça também, das boas práticas de fabricação durante o processo. Se um cliente pedir o delivery em algum estabelecimento e ao comer a comida ele se depara com um fio de cabelo, ele pode nunca mais voltar a comprar no estabelecimento e ainda espalhar para outras pessoas que o seu estabelecimento não fornece alimentos seguros para consumo.

 

4. Cuide bem dos seus funcionários 

 

O empresário e co-fundador do grupo Virgin, Richard Branson, cuidar bem dos seus funcionários é essencial para que eles cuidem bem dos seus clientes. A experiência do cliente em um estabelecimento alimentício, vai desde o primeiro contato do cliente com a sua empresa até a chegada da compra do produto, então todas as pessoas envolvidas nesse processo, fazem parte da experiência do cliente.

 

Quando o funcionário sente que é ouvido e bem cuidado pelo gestor da empresa, ele acaba produzindo mais e entrega melhores resultados.

 

5. Cuide bem dos seus clientes

 

Esse é o fator "Uau" de um delivery de sucesso, cuidar dos seus clientes é essencial para gerar um bom relacionamento com eles. O cliente sempre será o maior termômetro de qualquer empresa, então é importante definir quem é seu público alvo para que você entenda quem são seus clientes. 

 

Sempre aparecerão feedbacks negativos contra qualquer estabelecimento, afinal, é impossível agradar a todos. Porém, vale lembrar que ao identificar quem é seu público alvo, o estabelecimento pode focar em ouvir esses clientes, pois eles que serão relevantes para o sucesso do seu delivery.

 

Cabe ao gestor de cada estabelecimento, filtrar os comentários que são relevantes para o aprimoramento do seu negócio e os comentários que não são, por exemplo, alguém que critica o sabor da comida, muito provavelmente não é o seu público alvo. 

 

Tendo em vista tudo que foi abordado, percebe-se que é bastante complicado passar uma boa experiência para o cliente por meio do delivery. Por isso, é ideal ter o auxílio de profissionais do ramo que possam guiar seu negócio ao sucesso gastronômico. Nós da NuTEQ, especialistas na área de alimentos e estamos prontos para te ajudar. 

 

Ficou alguma dúvida? Seu estabelecimento passa por dificuldades no delivery? Fale conosco através  do número (84) 99620-6964 ou através do email contato@nuteq.com.br. Gostou do conteúdo? Siga nossa rede social para mais conteúdo como esse !!!  

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