5 motivos para contratar uma consultoria em PGRS

Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) e seus benefícios.

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by: Erimar Fernandes

 

O que é uma consultoria?          

Antes de tudo, é sempre bom reafirmar o conceito de consultoria que, de uma forma ampla, é o fornecimento de determinado serviço por profissional qualificado e conhecedor do tema. A prestação de uma consultoria tem o propósito de elencar as necessidades do cliente, identificar soluções e propor ações.

Fazendo uma comparação bastante simples, um consultor é como um “médico”. Quem quer prevenir ou tratar doenças e garantir uma vida saudável costuma procurar um médico. Quem já tem ou quer evitar problemas procura um consultor.

Você pode se perguntar: por que contratar um serviço de consultoria? As respostas para isso podem variar, mas o argumento mais forte é bastante simples: o desejo por atuar da melhor forma em um cenário negativo para não ter prejuízos e utilizar a máxima eficiência do seu negócio.

 

Os 5 motivos

Os tempos passaram e toda a concepção de que lixo deve ser descartado mudou visto a infinidade de ações que podem ser feitas para transformar o resíduo em matéria prima. O Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) é, acima de tudo, uma ferramenta que se for desenvolvida e implantada de forma eficaz trará vários benefícios ao seu negócio. Selecionamos os cinco principais, quer saber quais são? Acompanhe!

 

1.      Adequação a legislação

Já que estamos falando de uma lei, se adequar a legislação é como uma obrigação, mas que traz benefícios para quem está dentro dela. Com seu estabelecimento dentro da legalidade, não ocorrerá a notificação com multa referente ao PGRS, a qual varia de R$ 5.000,00 a R$ 50.000.000,00. Além disso, o acesso ao crédito em bancos é facilitado, podendo obter benefícios e incentivos quando o estabelecimento está dentro dos critérios do PGRS

 

2.      Redução de desperdícios

O desenvolvimento, elaboração e implantação do PGRS tem como objetivo principal diagnosticar o desperdício de matéria prima ao longo de todos os processos de produção da indústria e/ou comércio, contribuindo na identificação de pontos de melhorias e, sobretudo, propondo planos de ações para que o desperdício seja minimizado.

 

3.      Diferenciação no mercado

A correta gestão dos resíduos sólidos do estabelecimento aumenta a credibilidade com os órgãos fiscalizados, mas também aumenta com fornecedores e clientes. Em 2015, a Shooper Experience desenvolveu uma pesquisa acerca da percepção dos consumidores sobre o consumo consciente e seus aspectos ambientais. Como resultado dessa pesquisa, 97% dos entrevistados consideraram uma percepção extremamente válida a ser desenvolvida e 98% dos entrevistados concordaram que a adoção de práticas de redução de resíduos e também a reciclagem do lixo são as principais medidas a serem desenvolvidas. Esta pesquisa nos mostra, definitivamente, que as pessoas têm ciência da importância de se ter um consumo consciente, assim com de se ter redução de resíduos.  

 

4.      Marketing verde

Marketing verde nada mais é do que uma estratégia de marketing que foca nos benefícios dos produtos, do modo de produção, ou da postura em geral da empresa em relação ao meio ambiente.

Para estar de acordo com o marketing ambiental, o empreendimento deve ser:

·         ecologicamente correto;

·         economicamente viável;

·         socialmente justo;

·         culturalmente aceito.

Investindo nesses aspectos, a empresa irá não somente economizar energia e dinheiro nos processos produtivos e colaborar para um meio ambiente saudável, como também aumentar sua visibilidade e aceitação social, promovendo uma maior divulgação e atração de mais clientes.

 

5.      Aumento do faturamento

O Reuso Inovador entra como um extra ao PGRS que torna ainda mais tangível o gerenciamento dos resíduos, pois possibilita agregar valor ao resíduo, ou seja, transformar algo que seria rejeitado em uma matéria de maior valor financeiro, sendo possível, portanto, o reaproveitamento e/ou comercialização.

Saiba mais sobre PGRS aqui.

Conclusão

É nítido, portanto, que o PGRS vai muito além de um documento e que se for diagnosticado, desenvolvido e implantado por alguém que tenha o devido conhecimento, suporte e da forma correta pode trazer todos os benefícios citados acima, ou seja, é um projeto com retornos financeiros durante toda a existência do negócio, apesar de ser um investimento pontual.

E você, o que achou dessa forma de expandir seu negócio? Quer mais motivos para desenvolver um PGRS? Entre em contato conosco.

 

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