5 práticas que vão aumentar a satisfação do seu consumidor

Entenda como melhorar a experiência do seu cliente.

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by: Caio Lima

Você conhece o ditado popular “cliente é rei”?

No ramo alimentício, esse ditado é levado muito a sério pois a opinião de um cliente pode significar tanto a atração e fidelização de clientes que gostaram de um produto, quanto a repulsão dos mesmos que não tiveram uma experiência agradável. Por isso, é tão importante o processo de customer experience.

Segundo dados da HubSpot, mais de 70% das pessoas que compram algum produto ou serviço, compartilham boas experiências com conhecidos, demonstrando a importância de garantirmos bons comentários de nossos consumidores.

Então eu pergunto: Será que estamos fazendo todo o possível para que nosso cliente saia satisfeito com nossos serviços? Para garantir isso, aqui vamos falar de 5 práticas que vão aumentar a satisfação do seu cliente!

1. Faça uma pesquisa de satisfação

Primeiramente, rodar uma pesquisa de satisfação é uma ótima maneira de você conseguir visualizar a opinião de seus clientes e traçar planos de ação para o futuro de seu negócio.

Aqui vão alguns benefícios de realizar uma pesquisa de satisfação:

    1. Define problemas sérios;

    2. Alinha expectativas;

    3. Auxilia na fidelização de clientes;

    4. O cliente aponta sugestões que você nunca pensou antes.

Ao contrário do que muitos pensam, rodar uma pesquisa de satisfação é bem fácil, isso porque, você só precisará de uma boa quantidade de perguntas e definir quais os clientes para quem você irá rodar essa pesquisa.

Então, vamos analisar esses pontos para podermos montar uma ótima pesquisa!

    • Quais perguntas fazer?

Para a escolha de perguntas, você deverá levar em conta o que você está querendo tirar dessa pesquisa. Se seu foco é melhoria no atendimento, faça perguntas direcionadas na melhoria desse ponto. Por outro lado, se seu foco é melhorar o seu produto, as perguntas poderão ser mais direcionadas para satisfação dos clientes com o que estão consumindo.

É de suma importância que essa pesquisa não seja muito extensa para que não seja cansativa de responder. Aconselho que contenha no máximo 5 perguntas com respostas em um sistema de notas de 1 a 5 sendo 1 a menor nota possível para a questão e 5 a maior nota.

Além disso, você pode colocar uma pergunta aberta referente a feedbacks para que seus clientes sintam que você está preocupado em melhorar e que conta a ajuda dele para essa melhoria.

Exemplos de Perguntas que poderão conter no seu questionário:

Qual nota você dá para o atendimento de minha empresa?

Referente ao sabor da comida, quanto lhe agradou?

Qual seu nível de satisfação quanto às opções oferecidas?

A maneira que o alimento foi entregue estava dentro do esperado?

Deixe um comentário abaixo sobre o que você gostaria que houvesse melhoria e sugestões.

    • Como divulgar a pesquisa?

Com as perguntas em mãos, você precisará estruturar em quais canais de comunicação você enviará a pesquisa de satisfação para seus clientes.

Para isso, leve em conta quais formas de contato você oferece ao seu cliente e como você entrará em contato com ele de maneira efetiva.

Se sua proximidade com eles acontece em sua maioria por WhatsApp, envie uma mensagem que contenha as perguntas e deixe-o ciente de que suas respostas são de extrema importância.

Também poderá ser enviado esse conteúdo por e-mail caso seu contato seja mais formal e você sinta que obterá melhores resultados caso aconteça dessa maneira.

Com esses dois pontos finalizados, sua pesquisa de satisfação estará pronta para rodar. Lembre-se de pedir, ao final do atendimento, para todos os clientes do estabelecimento responder esse questionário contando como foi sua experiência e quais os pontos de melhoria ele indicaria.

Resultados finalizados, o que eu faço agora? Primeiramente, organize os resultados em ordem das respostas negativas para as mais positivas. Dessa maneira, você conseguirá ver com clareza quais pontos você precisa resolver com urgência.

2. Aumente a variedade de opções no seu cardápio!

Uma grande variedade de opções é fundamental na busca da satisfação do cliente, pois passa a sensação de liberdade ao consumidor, além de você conseguir agradar um público maior.

Para isso, reitero a importância do contato direto com seu consumidor para saber seus principais gostos gastronômicos e que você consiga montar seu menu buscando agradar a todos!

O cardápio com uma maior variação de opções é também benéfico para por exemplo, o público vegetariano. Estima-se que cerca de 14% da população brasileira se declara vegetariana, o que demonstra a presença deles em massa e cabe aos gestores de estabelecimentos alimentícios se prepararem para poder atender também a esse grupo.

Porém, lembre-se: variedade pode significar desperdício se o cardápio não for montado de maneira harmônica!

E para evitar que isso aconteça, analise quais produtos atuais que você oferece que mais saem e quais são de preparos fáceis. Fixe esses produtos, acrescente as novas opções e faça testes semanais para analisar os resultados.

Outro ponto que pode ajudar na análise de quais produtos você deve deixar no seu cardápio é uma fichá técnica! Recomendo a leitura desse conteúdo feito pela NuTEQ que está incrível e se ainda sobrar alguma dúvida, conversa com a gente que iremos estar lhe auxiliando da melhor forma!

3. Crie uma relação com o cliente!

Tão importante quanto os produtos oferecidos, criar um relacionamento saudável com seu cliente é um forte aliado para que eles se sintam satisfeitos com seus serviços.

Para isso, comece a acompanha-los em redes sociais, converse com eles por mensagens, deixe-o sempre ciente das próximas promoções ou sorteios que sua empresa estará realizando.

O objetivo é fazer com que seu consumidor sempre lembre da sua empresa, criando um sentimento positivo e harmônico.

Além disso, é imprescindível que, ao entrar em contato com seu cliente, você quebre as barreiras da formalidade e busque sempre a personalização.

Faça com que ele sinta que estivesse conversando com um amigo, demonstre bom humor e interesse em manter uma boa ligação.

Porém, é importante você saber identificar até onde você pode ir na conversa para evitar com que a pessoa se sinta desconfortável com o contato, então sempre faça comentários bem-humorados e amigáveis, mas se sentiu que ele não comprou a ideia, não force.

4. Ofereça um serviço exclusivo!

Certamente você possui um restaurante favorito, não é mesmo? Agora, imagina você receber uma sobremesa adicional como gratidão desse restaurante por estar sempre consumindo daquele lugar, legal né?

Oferecer exclusividade ao seu cliente é uma ótima forma de garantir que ele esteja sempre feliz ao adquirir seu produto além de se identificar com a empresa.

E você pode oferecer exclusividade de maneiras bem simples e com ótimos resultados. Por exemplo, se você trabalha com delivery, envie uma carta com uma mensagem alegre, um agradecimento pelo fato de o cliente sempre adquirir dos seus produtos.

Selecione clientes e deixe-os cientes de próximos lançamentos e também peça dicas para saber o que eles gostariam de ver no seu cardápio.

Ou seja, utilize da sua criatividade para oferecer um serviço personalizado e exclusivo aos seus clientes que tanto compra da sua empresa, você logo verá que esses pequenos gestos fazem com que eles se sintam mais confortáveis com sua empresa.

5. Crie uma ouvidoria!

Um dos maiores problemas enfrentados pelo consumidor é não ter aonde recorrer quando necessita entrar em contato com a empresa

Para evitar que isso aconteça, crie um canal de ouvidoria para que seu cliente possa entrar em contato com você de maneira eficiente, seja para passar algum feedback ou reclamar de algo.

É de suma importância que o cliente ao entrar em contato com sua empresa, vocês busquem solucionar os problemas daquela pessoa da maneira mais rápida e eficiente possível.

Então veja qual o ponto de melhoria ou feedback passado, trace planos e bote em prática!

    • DICA BONUS!

A dica bônus da vez é bem simples e direta: Seja humilde!

As pessoas gostam de ser ouvidas e de enxergar que seus comentários têm impacto em outras realidades, então ao receber um feedback, não leve aquilo como algo negativo e sim como um ponto de melhoria, uma maneira de você aperfeiçoar sua empresa todos os dias e fazer com que atinja resultados maiores.

 

Curtiu o conteúdo e quer mais dicas de como implementar um Customer Experiencie no seu negócio? Entre em contato conosco pelo email: contato@nuteq.com.br ou pelo whatsapp: (84) 99620-6964 que um dos nossos consultores lhe dará todo o suporte!

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