7 Razões para utilizar a Ficha Técnica no seu estabelecimento.

Conheça alguns dos motivos para usar a Ficha Técnica no seu negócio.

Categoria: blog.Categoria.None
by: Caroliny Lopes

A ficha técnica é extremamente importante para estabelecimentos alimentícios, pois é nela que se baseia todo o fluxo de operação da cozinha. Por ser um documento importante no ramo alimentício, todos os empreendedores, desde um chefe de cozinha renomado até os autônomos que comercializam bolos e salgados em casa, necessitam ter uma ficha técnica. Mas o que é de fato uma ficha técnica?


                 Ficha Técnica

 

O que é uma Ficha Técnica?

         É um documento que permite calcular o custo correto do produto com base em um controle da utilização de matérias-primas, impactando no modo de preparo dos pratos e otimizando os resultados da empresa. Em outras palavras, podemos dizer que a ficha técnica detalha quais são os ingredientes utilizados em uma receita, com os seus respectivos custos, dessa forma você poderá calcular o valor total para produção e com isso estimar o preço para o consumidor final.

            Dessa forma, você consegue verificar qual é o custo real do seu produto, ajudando na precificação, montagem de cardápio, controle de insumos e na organização da rotina produtiva da empresa. Ou seja, fazer uma ficha técnica é o primeiro passo para um bom gerenciamento do seu empreendimento. Listaremos para você 7 benefícios da ficha técnica, bem como as razões para começar a usá-la o quanto antes.

 

7 benefícios de se utilizar a Ficha Técnica

1. Organização das rotinas de produção

Como mencionamos, a ficha técnica é o ponto de partida para se ter uma boa gestão de dados e gerenciamento das finanças, tendo em vista que você necessita se planejar e se organizar na compra das matérias-primas, de forma que gere um saldo positivo no final do mês.

 

2. Controle preciso de entradas e saídas

Quando você sabe o que entra e o que saí no seu empreendimento, têm-se o dimensionamento real da situação da sua empresa, pois existe pontos de gargalo ou até mesmo de desperdício, que podem ser solucionados quando se tem o controle de todo o processo.

 

3.  Precificação do produto

Quando você abriu o seu negócio, provavelmente uma das suas maiores dúvidas foi decidir o preço do produto, levando em consideração os custos envolvidos na produção, bem como a análise dos preços dos concorrentes e do valor agregado que você entrega ao seu cliente, como um ambiente mais atrativo, confortável, com música ao vivo, entre outros, que consegue justificar o preço do produto, devido à experiência que você proporciona ao cliente. Por isso, a ficha técnica é muito importante para você analisar todos esses parâmetros na hora de bater o martelo na decisão do preço final.

 

4. Investir em promoções

As promoções são sempre muito atrativas para o público, mas você como gestor, só poderá tomar essa decisão sabendo que você não estará perdendo com isso, ou seja, em situações onde exista uma margem de lucro garantida em cima do seu produto. Logo, a ficha técnica auxilia esse processo, pois ela detalha o preço de cada ingrediente. Por exemplo, se você tem uma pizzaria e observou que a farinha de trigo e o molho de tomate tiveram uma queda de preço nas últimas semanas, você poderá fazer promoções na sua pizzaria, já que itens da sua receita estão mais baratos. Portanto, a ficha técnica é um documento que passa por constantes atualizações para ajustar os preços dos produtos.

 

5. Ensinar funcionários

A ficha técnica padroniza o processo! Logo, uma produção de bolo seguido com as mesmas proporções, ingredientes e modo de preparo, tendem a ser iguais. Isso confere padronização e a garantia da qualidade, ficando muito mais fácil para o funcionário seguir o modelo padronizado, tendo em vista que ele estará documentado.

 

6. Controle de compras, vendas e estoque

Para a organização do estabelecimento é preciso ter um bom gerenciamento dos itens de compra, do que está sendo vendido e do que ficará no estoque. Caso não haja esse controle, possivelmente você poderá perder produtos por terem ultrapassado o prazo de validade ou ter comprado em excesso e acabar se estragando, ou deixar de vender mais pela baixa compra de insumos. Logo, se faz necessário o uso da ficha técnica para dimensionar esses gastos e ter uma boa conversão de vendas, para garantir um excelente faturamento da empresa.

 

7. Dados para análise SWOT e estratégias de crescimento

A análise de SWOT permite ter uma visão ampla de dentro e de fora da empresa, ela consiste basicamente em quatro fatores: pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças. Com isso, é possível ter parâmetros de análise da situação da sua empresa. A ficha técnica fornece dados para essa análise, além disso é por meio das oportunidades que é possível traçar estratégias de crescimento a curto e longo prazo. Temos convicção que você deseja expandir seus negócios e a sua produção, mas para que esse sonho se torne realidade é preciso planejamento e organização, para que tudo fique documentado e mais fácil de pôr em prática.

Mais sobre ficha técnica aqui.

 

A importância da Ficha Técnica para o seu negócio.

Infelizmente, muitos bares, restaurantes e pequenos comerciantes só pensam no “ticket médio”, ou seja, dividem o dinheiro ganho pela quantidade de clientes do dia. Essa prática é errada, pois não faz um balanço fiel do que está acontecendo na sua empresa, pois você não sabe se está havendo desperdício durante o processo; o tamanho das porções; os itens que mais saem do estoque.

Percebe como isso atrapalha na hora de dar um preço a sua produção, fazer promoções para atrair clientes e ter um controle geral do seu empreendimento? Pensando nisso que a NuTEQ oferece o serviço de elaboração da Ficha Técnica, pois entendemos que esse serviço é capaz de impactar positivamente o seu empreendimento e alavancar mais ainda as suas vendas!

Ficou interessado pelo serviço de Ficha Técnica? Acesse nossa página e conheça mais sobre as vantagens que essa ferramenta oferece para você. Basta clicar aqui.

Quer saber mais sobre os benefícios que a NuTEQ pode te oferecer? Agende o seu diagnóstico totalmente gratuito. Entre em contato pelo email - contato@nuteq.com.br ou pelo telefone - (84) 99967-2250. Um de nossos consultores estará a sua espera para trazer os melhores resultados para a sua empresa.