Como empresas aumentam as vendas com Desenvolvimento de Produtos

Veja como um bom planejamento garante o sucesso de um produto.

Categoria: blog.Categoria.None
by: Erimar Fernandes


 

São muitos os fatores.

O abalo na economia, elevação do desemprego, redução de faturamento do varejo, queda do crescimento industrial afetaram de forma direta as receitas das empresas de grande e médio porte, além das microempresas.

Vários fatores contribuem de forma pesada para a situação atual, como a atual crise política, personagens políticos envolvidos na Lava Jato e em 2016 o impeachment da ex-presidenta Dilma. Tudo isso afeta de forma direta o ciclo dos negócios. Indiscutivelmente, a crise atingiu todos os segmentos: supermercado, calçados, vestuário, alimentos, etc. E de forma igual o varejo, atacado e indústria.

Nesse momento você deve se perguntar: como algumas empresas brasileiras estão conseguindo crescer em vendas, mercado e lucro mesmo com todos as dificuldades causadas pela crise?

Inovar para crescer.

A resposta não é tão simples, mas é apresentada de forma nítida e embasada por dois renomados portais de informação: inovar. Os profissionais do  administradores.com.br recomendam investir em algo diferente para sair da crise. Ademais, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) considera a inovação como sendo uma estratégia forte e muito importante para o desenvolvimento da indústria, a qual, sobretudo, esteve ligada na elaboração do livro Inovar é Criar Valor, contendo 22 casos de inovação que trouxeram resultados dentro de pequenas e grandes indústrias brasileiras.

O mais importante de se ressaltar é que a grande maioria dessas 22 empresas que inovaram, se diferenciaram por meio da estratégia de desenvolvimento de um novo produto, além disso, tais casos de sucesso vão de novas empresas até gigantes mundiais.

Um exemplo de multinacional que inovou por meio do desenvolvimento de novo produto foi a L’Oréal, pois percebeu que no Brasil cerca de 9% da população é acometida por um pré-câncer ou câncer e a principal causa para o desenvolvimento dessa enfermidade é a exposição ao sol. Com isso, desenvolveu o Airlicium com FPS 70 que protege a pele do surgimento de câncer.

Já um caso de surgimento de uma nova empresa foi o da Cervejaria Insana. Os seus idealizadores perceberam a oportunidade de usar a semente da araucária (pinhão) para produzir uma cerveja com um sabor diferenciado e ao mesmo tempo contribuir para o não desmatamento das araucárias, visto a intensificação que tinha acontecido nos últimos tempos.

 

Soltando a imaginação.

São histórias inspiradoras não é mesmo? O melhor de tudo é que apresentam a viabilidade de inovar usando da estratégia de desenvolvimento de novo produto, visto que tanto empresas consolidadas quanto pessoas que iniciaram algo do zero além de crescer em vendas e aumentar os lucros, sairam da estagnação do mercado e deixaram a crise econômica de lado.

Sabendo de tudo isso, que tal buscar na memória algum produto que já pensou em desenvolver? Pense um pouco mais nele. O conceito e especificações desse produto estão bem definidas? Que tal buscar os aspectos técnicos e se preparar para a produção?

As perguntas podem parecer aceleradas, mas é exatamente esse o espírito necessário. Com a globalização da informação, inúmeras pessoas podem se conectar, trocar informações, aprender de forma extremamente rápida e em algum momento despertar uma ideia semelhante a sua.

Está na hora de colocar em prática o seu pensamento inovador! Que tal, desenvolver um novo produto, lançar no mercado, superar a estagnação nas vendas, e, o melhor de tudo, lucrar com seu pensamento antes que alguém lucre por você.

Veja textos relacionados: