Comfort Food: O que é e porque está em alta?

Entenda como a comida confortável pode conquistar o paladar e o coração dos clientes.

Categoria: blog.Categoria.None
by: Gabriel Oliveira

Atualmente, o cenário do ramo alimentício brasileiro é considerado promissor para aqueles que querem investir no mercado, uma vez que o poder aquisitivo da população aumentou nos últimos anos, logo ocorreu o crescimento das refeições fora de casa, ganhando ainda mais força com a redução do hábito de contratar empregadas domésticas. 

 

Segundo a Pesquisa do Orçamento Familiar (POF), cerca de um terço dos brasileiros se alimentam fora de casa por conta de fatores políticos, econômicos e sociais.

 

Portanto, o mercado tem crescido e necessita de inovações e ideias atraentes para os consumidores. Nesse sentido, surge o Comfort Food como método de fidelização e captação dos clientes a partir da sua experiência

 

100+ Easy Comfort Food Recipes | Easy Comfort Food Recipes | Food Network

 

Cada dia mais esse movimento tem ganhado força e se tornado uma tendência dentro do setor alimentício. Nesse sentido, preparamos esse conteúdo para você entender o que é o Comfort Food e por que está em alta? Quer saber sobre o assunto? Então continue lendo para compreender mais sobre. 

 

O termo Comfort Food é originado do inglês e significa “Comida Confortável”, tal qual possui o intuito de trazer de volta a sensação de conforto e bem estar proporcionada pelo consumo de alimentos específicos. 

 

O movimento busca trazer a singularidade e o impacto dos melhores momentos da experiência do cliente a partir do prato, despertando emoções e sensações que remetem àquelas situações ou a lembrança de pessoas consideradas especiais, não importando o período em qual ocorreram ou a pessoa lembrada. 

 

Possíveis exemplos dessas situações são um almoço em família, piquenique com amigos, um jantar romântico  ou até a comida da sua mãe, pai, avó, avô, tia ou tio. 

 

O Comfort Food se estrutura em pratos simples e caseiros com uma combinação de alimentos e ingredientes, assim como, um modo de preparo derivados da produção caseira preocupando-se, além do sabor, com aroma e textura do alimento, portanto, todo o seu processo influencia na construção dos pratos.

 

Dessa forma, a semelhança do sabor do prato servido com a lembrança do que foi preparado anteriormente traz uma experiência degustativa mais intensa e nostálgica para o cliente.

 

Segundo a cronista e gastrônoma Nina Horta, o Comfort Food traz uma comida não apenas voltada para o corpo, mas também para a alma. A comida para alma é caracterizada como uma refeição que traz consolo, que em momentos difíceis, são mais fáceis de escorregar pela garganta, pois dá segurança, enche o estômago, conforta a alma, lembra infância e o costume. 

 

O Comfort Food ainda pode ser classificado em algumas categorias por ser um movimento muito diversos e abrangente que se adapta a cada região, na qual é instalado. As Categorias mais vistas são: Comida de Indulgência, Comida Nostálgicas, Comidas de Conveniência e Comida de Conforto Físico

 

A comida de indulgência é uma alimentação mais despreocupada com os valores nutricionais, assim como os aspectos relacionados à saúde. Os consumidores estão interessados em ter prazer com a comida, pois ele observa que ao realizar o seu consumo está recebendo uma recompensa, principalmente em situações de tristeza ou angústia. 

 

A comida nostálgica são determinados tipos de alimentos, que são consumidas por pessoas que se encontram após um período de tempo distante de seus familiares, amigos e/ou de seu local de origem.

 

A comida regional é uma clássica representação dessa comida, pois restaurantes em regiões diferentes com comidas de outras localizações trazem a sensação de nostalgia  para o consumidor e o reconecta com as suas raízes.

 

A comida de convergência são alimentos para consumo imediato, no qual o consumidor necessita de rápido acesso e grande praticidade, no qual gera um conforto emocional por causa da decorrência da facilidade que o alimento traz ao indivíduo, como, por exemplo, os biscoitos caseiros.

 

Já a comida de conforto físico, diz respeito a alimentação capazes de proporcionar bem-estar físico e emocional a partir da sua composição, temperaturas e texturas, como, por exemplo, o chocolate e o café. 

 

Esse movimento tem se tornado uma inclinação do mercado e está conquistando cada vez mais aderentes por todo o globo, sendo assim, os restaurantes estão seguindo esta direção que é o contraste do fast food e oferecendo alimentos mais saudáveis e caseiros. 

 

Entretanto, como este movimento trouxe uma impacto no mercado alimentício e está cada vez mais crescendo?

 

Adesivo Parede Restaurante Prato Feito Comida Caseira Lenha no Elo7 | Vai  que cola adesivos (EC51C8)

 

Conforme dados publicados na Folha de São Paulo, as refeições fora de casa cresceram em cerca de 140% no Brasil nos últimos anos,sendo o nicho voltado para alimentação saudável com maior destaque, com 98% de expansão. Esse aumento ocorre pelo novos adeptos à vida saudável, por meio de alimentação com produtos naturais, orgânicos e com poucas calorias.

 

Nessa perspectiva, os consumidores estão ficando cada vez mais exigentes com a comida proporcionada pelos restaurantes, portanto, o Comfort Food começa a se destacar por ir contra a mecanização do preparo de alimentos.

 

Além disso, o movimento utiliza do marketing de nostalgia, no qual é um conjunto de estratégias com a finalidade de utilizar temas do passado dos consumidores para despertar emoções e, por consequência, implica no desejo em obter os respectivos produtos que os façam revisitar o que já foi vivido. 

 

Portanto, o Comfort Food segue a mesma estratégia e tem a finalidade de trazer ou despertar sentimentos positivos nas pessoas, incluindo a nostalgia, para que as pessoas sintam vontade de consumir o alimento. 

 

Essa estratégia é ótima para realizar a fidelização dos clientes, uma vez que a experiência do cliente é um dos pontos de maior impacto dentro de um negócio, pois um cliente satisfeito, além de retornar para consumir mais do alimento, ainda pode realizar indicações e trazer novos clientes para o empreendimento. 

 

Quer conhecer outras estratégias para fidelizar seus clientes? Clique aqui

 

Desse modo, o empreendimento baseado em Comfort Food cresce a cada dia e tem ganhado cada vez mais adeptos no Brasil e no mundo, uma vez que valoriza o seu cliente, o alimento e, por fim, traz um abraço nostálgico das lembranças do consumidor. 

 

Depois de conhecer um pouco mais desse movimento, percebe-se que pensar no seu negócio e no mercado é importante. Quer saber como começar um negócio de sucesso? Então não perca tempo e entre em contato conosco pelo email - contato@nuteq.com.br ou pelo telefone - (84) 99620-6964. Um de nossos consultores estará à sua espera para trazer os melhores resultados para a sua empresa!

Veja textos relacionados: