Como um controle de estoque pode te ajudar na produção?

entenda os benefícios e descubra as dicas de como ter um controle de insumos eficiente!

Categoria: blog.Categoria.None
by: Sylvie Lira

Você tem um empreendimento e constantemente precisa fazer compras porque os produtos acabam rápido demais ou eles acabam durando muito e passando do prazo de validade? Fica aqui no post que eu vou te ajudar a entender o que é um controle de estoque e como ele pode ajudar na sua produção!

 

A princípio, um controle de estoque é um estudo da gestão de todos os seus insumos a partir do monitoramento de entrada e saída da mercadoria, que vai te fornecer as informações necessárias para saber quanto e quando você deve investir em seu estoque. Ter o domínio efetivo e estratégico do seu estoque é de extrema importância para o desenvolvimento e saúde financeira do seu negócio, tendo em vista que ele vai especificar todas as informações do seu estoque interno.

 

Agora que você já sabe o que é um controle de estoque, vamos entender qual a importância de se implementar um controle de estoque eficiente no seu empreendimento!

 

Ver a imagem de origem

 

1.Otimização de recursos

 

Quando você entende o seu estoque por completo, é possível reduzir a sua quantidade de insumos à uma quantia ideal, sem precisar que você fique comprando toda hora ou até mesmo falte na hora da produção, e ao mesmo tempo, evitando excessos e desperdícios na sua cozinha.

 

Além disso, um estoque muito grande pode te causar uma perda financeira, tendo em vista que o investimento para o manter é muito alto e como mencionei acima, os produtos podem vir a estragar e passar do prazo de validade antes de serem utilizados.

 

2.Prever ações 

 

Com a gestão da sua mercadoria será possível prever os momentos de compra e reposição dos seus materiais, dessa forma, você entenderá melhor as demandas da sua cozinha e consequentemente acordar melhores condições de negociação com seu fornecedor ou até mesmo se organizar para pegar preços melhores no mercado com base nas suas necessidades.

 

3.Maior qualidade do seu empreendimento 

 

Outra ótima vantagem de adotar um controle de estoque eficiente e estratégico no seu negócio, é a vantagem sobre os concorrentes, pois com seu planejamento, possivelmente seus produtos nunca estarão em falta na cozinha, ou seja, suas vendas não serão prejudicadas por falta de organização e dessa forma, a fidelização de cliente é maximizada. 

 

4.Redução de gastos 

 

Sim, ter um controle de estoque eficiente te ajudará a reduzir possíveis gastos desnecessários, mas como? Bom, com todo o planejamento, aquelas compras desnecessárias e em excesso serão transformadas em compras planejadas e estratégicas, tudo isso a partir do conhecimento das suas necessidades e gastos. 

 

O controle de estoque te permitirá saber quando é a hora certa de repor seus materiais e a quantidade correta para que não haja desperdícios e insatisfações com clientes por falta de algum produto.

 

5.Melhor gerenciamento da sua rotina 

 

Provavelmente você assim, como muitas pessoas têm a rotina bem apertada e não é nada legal você ter que sair para fazer coisas sem necessidade, pois seu tempo é muito valioso! Por isso, o controle de estoque é seu aliado, com ele você poderá aderir uma rotina de compras sem precisar começar uma semana sem saber se vai precisar comprar tal coisa ou não.

 

Com um planejamento adequado, você pode se organizar para fazer saídas mais eficientes e ter uma previsão de quando precisará ir às compras novamente.

 

Ver a imagem de origem

 

E aí, ficou com vontade de fazer um controle de estoque na sua produção né? Então não para por aqui! vou te dar um bônus com 5 dicas para aumentar a eficiência e qualidade do seu controle!!

 

Depois de entender o que é um controle de estoque e como ele influencia em nossa produção, vamos ver algumas dicas para começar a implementar ele em seu empreendimento.

 

1° Organize o seu inventário 

 

O primeiro passo é você organizar o seu estoque, isto é, contabilizar toda a sua mercadoria em estoque, listar todos os seus produtos, quantidades e datas de movimentação (entrada e saída).

 

Isso te permitirá ter uma noção do que entra e sai do seu estoque e com base nisso, se planejar para os próximos passos.

 

2° Defina sua periodicidade 

 

Agora que você já anotou todos os parâmetros dos seus insumos, você precisar atualizar os dados ao longo do tempo, então é importante que você defina uma periodicidade com que esses dados vão ser atualizados.

 

Esse controle regular pode evitar bastante trabalho e dor de cabeça futuramente.

 

3° Faça os cálculos dos custos

 

Para implementar um controle de estoque eficiente, é importante reservar um espaço para os insumos, realizar a manutenção desse espaço, higienização e várias outras ações que geram custo.

 

 Por isso, antes de começar a planejar suas compras e organizar seu estoque, faça os cálculos de quanto vai sair esse investimento em seu negócio, para que esse “gasto” não venha te prejudicar no futuro.

 

4° Treine sua equipe 

 

Do que adianta você investir, organizar e planejar seu estoque com todo esforço e dedicação se sua equipe não sabe como manter e atualizar o estoque?

 

Para isso, invista na capacitação do seu time, ensine-os a atualizar e alimentar o seu fluxo de dados constantemente para que todo seu trabalho não seja perdido e você consiga regularmente ter resultados.

 

5° Utilize a tecnologia ao seu favor 

 

Por fim, existem diversas formas de otimizar o seu trabalho e uma delas é utilizar a tecnologia ao seu favor! No controle de estoque não é diferente, hoje em dia existem diversos softwares e planilhas para te auxiliar nesse trabalho!

 

Esses softwares irão te ajudar em relação à alimentação dos dados, como demanda do mercado, quantidade de reposição, fornecedores e, a partir disso, traçar estratégias e planos de ação para melhorar o controle de estoque da sua produção, maximizando os resultados e trazendo retorno financeiro.

 

Ver a imagem de origem

 

Te garanto que após ler esse post, você não tem mais desculpas para não implementar um controle de estoque na sua produção! Então, tá esperando o que? 

 

Ficou com dúvida ou quer conhecer melhor a NuTEQ e seus serviços? Entre em contato consco por email :contato@nuteq.com.br ou pelo número (84) 9 9620-6964.

Veja textos relacionados: