A cozinha da sua empresa é segura para os seus funcionários?

Categoria: blog.Categoria.None
by: Ciro Dutra

Altas temperaturas, objetos cortantes, correr contra o tempo para atender aos pedidos dos clientes, essa é a rotina dos profissionais do ramo de alimentação. Com tanta adrenalina, pressa e stress não é difícil e nem raro vermos acidentes acontecerem nas cozinhas dos estabelecimentos.

 

Você pode até não saber, mas algum funcionário seu ou até mesmo você pode estar correndo o risco de sofrer algum acidente dentro da cozinha da sua empresa neste momento.

 

Em 2006, uma auxiliar de serviços gerais de um restaurante em Brasília queimou 27% do corpo em um acidente. Foi tão grave que ela passou 1 mês internada e desenvolveu intolerância ao frio e ao calor pois perdeu a proteção natural da pele. Ganhou na justiça o direito de ser indenizada e o dono vendeu o estabelecimento após o acidente.(https://youtu.be/Ukpn_9M_sYM?t=182)

 

Acidentes podem ocorrer por diversos fatores que vão desde a estrutura física, passando pela higienização e organização do ambiente, até os hábitos dos funcionários na cozinha. E em boa parte das vezes nem é necessário que alguma fatalidade ocorra na sua cozinha para você levar uma multa. Caso alguém denuncie sua empresa à ANVISA, ela irá no seu estabelecimento, achando irregularidades, ela irá lhe impor multas (leves, graves ou gravíssimas) que vão de R$ 2 mil e podem chegar até a R$ 1,5 milhão, ou inclusive, fechar seu estabelecimento!

 

Porém, é para evitar que sua empresa sofra tais multas ou chegue a fechar que existe o Manual de Boas Práticas de Fabricação (BPF). A aplicação deste manual da maneira correta e contínua garante que:

 

  • Seus funcionários aprendam a manusear utensílios e máquinas de maneira padronizada;

  • Os manipuladores de alimentos tenham hábitos saudáveis e higiênicos;

  • Os gestores tenham controle periódico de manutenção, limpeza e estoque de seus estabelecimentos;

  • Seu estabelecimento esteja organizado e de acordo com a legislação, evitando multas.

 

Com tudo isso, você evita que acidentes ocorram na sua cozinha e ainda consegue outros benefícios que irão atrair mais clientes para a sua empresa, dentre eles posso destacar:

 

  • Seu cliente não sofrerá uma quebra de expectativas com aquele produto que ele costumava gostar, porque todos os dias seus produtos estarão com o mesmo sabor, textura e aparência que ele gosta, pois o BPF também garante a padronização da produção.

  • Seus produtos não serão vendidos com cabelos, unhas ou qualquer outro tipo de sujeira que possa vir do corpo do manuseador do produto na cozinha, pois um dos pilares do BPF é a higiene, seja nos hábitos dos funcionários como no próprio ambiente.

  • Sua empresa não deixará seu cliente esperando tanto tempo pelo seu produto, pois a organização é um dos focos do BPF, assim, seu processo de produção ficará bem mais fluido e rápido, ou seja, mais produtivo.

 

Lembrando que todos esse benefícios só serão obtidos se toda a empresa entender a importância de seguir o Manual de Boas Práticas de Fabricação de maneira correta e contínua!

 

Se você quiser saber mais sobre BPF e seus benefícios, fale com a NuTEQ.

Veja textos relacionados: