Crie a estratégia de marketing do seu novo produto

Descubra estratégias de marketing que irão ressignificar o lançamento de venda dos seus produtos.

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by: Taja Beatriz

Como você provavelmente já deve saber, o planejamento de marketing têm sido para muitas empresas a saída para lançar novos produtos de forma eficiente e mais segura financeiramente, buscando sempre conquistar novos clientes e consequentemente ter um aumento considerável do número de vendas.

Atualmente, encontra-se uma maior dificuldade em atingir de forma efetiva o público desejado e isso se dá, na maioria dos casos, devido às repetitivas e massivas propagandas que os clientes são expostos diariamente.

Sendo assim, surge a necessidade de ser inovador, apresentar diferenciais e reforçar em seu negócio a Experiência do Cliente, nesse caso, mais especificamente, a fase das expectativas, em que os consumidores criam ou descobrem a necessidade de obter o produto em questão.

    • Como desenvolver uma estratégia eficiente?

Antes de tudo, vale ressaltar que para criar um plano de marketing é preciso desenvolver uma boa estratégia e assim descobrir o que se deseja alcançar, destrinchando detalhadamente passos e metas atingíveis. Abaixo, veja alguns dos primeiros passos que devem ser tomados para se obter ótimos resultados:

    1. Objetivos do Marketing

É essencial saber quais os seus objetivos ao lançar um novo produto e assim criar um plano de marketing para o seu negócio, pois isso vai definir como você deve trabalhar para atingir os resultados almejados. Seja ele, no número de vendas, ampliação de atuação online, reconhecimento da marca e até mesmo o posicionamento do seu produto no mercado.

Como já citado anteriormente, para tornar alcançável e visível um resultado, se faz necessária a elaboração de pequenas e sucessivas metas, dentre outros fatores, a fim de esclarecer o caminho e os atributos necessários para lançar aquele produto ou promover aquela melhoria de forma eficiente e satisfatória.

DICA: uma ótima alternativa para estabelecer e visualizar seus objetivos e consecutivas metas é através da utilização de ferramentas de gestão, como, por exemplo, o 5W2H, segue link com ebook informativo de como e o porquê de utilizar tal ferramenta para destrinchar o seu plano de marketing: Manual 5W2H.

    2. Reconhecimento das variáveis

Para se desenvolver o planejamento estratégico do lançamento de n9vas ideias é necessário obter um maior conhecimento, seja ele da própria empresa, sobre os concorrentes e, principalmente, dos clientes.

Isso se dá por meio de pesquisas e definições de público-alvo e seu poder aquisitivo, ticket-médio, margens de lucro, valores e passos do mercado concorrente direto e indireto e entre outras informações que sejam classificadas como relevantes para a sua realidade e que irão ajudar no seu planejamento e tomada de ações.

    3. Experiência do Cliente

A preocupação da sua empresa em promover uma experiência do cliente diferenciada e voltada para o sucesso do mesmo, vai te ajudar a acompanhar o consumidor em todos os processos para a aquisição do seu serviço, além de promover melhores índices de venda, fidelização e indicação do seu novo produto. 

Neste caso, você pode promover essa experiência por meio dos canais de comunicação, uma interação online ou offline com seu cliente e assim proporcionar uma jornada de compra diferenciada e surpreendente.

Além disso, existem outras estratégias como a preocupação com a qualidade de seus produtos e a solicitação de feedbacks para implantação de melhorias.

    4. Mix de marketing

Representam os 4 pilares fundamentais para qualquer lançamento de produto e sua estratégia de marketing, conhecidos como 4Ps: produto, preço, praça e promoção. Que alinhados e bem estruturados podem promover um grande sucesso para o seu negócio.

Salienta-se, que para se ter um marketing de sucesso, é de extrema importância tornar seus meios de comunicação e a apresentação de seus produtos bastante visuais e ilustrativas, além de ofertar preços atraentes para o seu público-alvo e promover descontos e promoções estratégicas, em datas, épocas ou quantidades específicas.

   5. Cronograma de execução, Planejamento de gastos e definição de métricas

A criação de um cronograma é muito importante para fazer o acompanhamento de todas as ações que serão realizadas no planejamento de marketing do seu produto. Destaca-se também que o levantamento de dados e do monitoramento dos resultados alcançados serão de extrema necessidade para melhorar suas estratégias e assim alcançar o sucesso.

Aprenda e acostume-se a definir com antecedência os gastos com as ações de marketing, visto que, se faz necessário também estabelecer prazos de duração e o custo estimado de cada uma. Por meio dessas projeções financeiras e a análise dos resultados obtidos, é possível organizar melhor os investimentos no marketing e os seus consequentes retornos financeiros.

 

E aí, o que acha de ter a sua marca consolidada no mercado através da implementação de uma experiência única e diferenciada para os seus clientes?

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