Entenda como a Gestão de Resíduos vai beneficiar sua escola

Categoria: blog.Categoria.None
by: Lorena Viana

É responsabilidade de toda escola formar os indivíduos que ali estudam tanto como futuros profissionais por meio dos conhecimentos passados na sala de aula quanto como cidadãos por meio da vivência escolar, os quais devem ser responsáveis pela preservação do meio em que vivem, tendo o cuidado para não poluí-lo, ou seja, devem ter consciência ambiental e é total obrigação dela  formar cidadões com essa característica

Quem gere ou é proprietário de escola muito deve ter ouvido falar em gestão de resíduos mas será que entende o porquê dela ser tão importante? Para evidenciar sua importância elencamos seus benefícios em dois blocos.

 

Marketing Verde

Atualmente o mercado tem apresentado uma demanda muito grande por metodologias sustentáveis, por isso, qualquer estabelecimento que demonstra uma preocupação com a questão ambiental já se põe em vantagem com relação aos seus concorrentes.

Quando nos direcionamos à escolas, existe a particularidade de que estas são diretamente responsáveis pela educação dos alunos, tanto como profissionais quanto como cidadãos. Por se tratar de um estabelecimento que é destinado à instrução/ensino e impactar diretamente o tipo de cidadãos que estarão adentrando o mercado e a sociedade em um futuro próximo, se torna muito importante pensar na mentalidade que está sendo formada.

Será que o conteúdo e os valores que estão sendo passados garantem 100% que cada aluno será um fomentador de uma sociedade mais justa e sustentável?

A conscientização ambiental é um valor muito importante para educação. Sendo assim, você concorda que a gestão de resíduos pode estar agregando muito valor ao ensino da sua escola?

Pense comigo: quem tem maior vantagem na hora de atrair um pai a matricular seu filho, a escola que passa para seus alunos a conscientização ambiental e age de acordo com o que ensina ou a escola que não o faz?

Isso acontece devido a uma estratégia chamada Marketing Verde, a qual consiste no fortalecimento da sua marca através da preocupação com sustentabilidade. Utilizando dessa busca do mercado por escolas que se preocupam com o meio ambiente ao seu favor é possível aumentar de forma significativa os seus lucros ao tornar sua escola muito mais atrativa aos olhos dos pais na hora de matricular seus filhos.

Sabendo disso, você acha que sua escola está aproveitando da melhor forma essa oportunidade?

 

Adequação à Legislação

Além de fazer com que a empresa não aproveite a oportunidade de investir em marketing verde, a destinação incorreta de resíduos pode representar um risco de multa para o estabelecimento, de forma a deixá-lo propenso a responder por crimes ambientais.

Levando em consideração a Política Nacional de Resíduos, a qual exige Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) na empresa para poder alegar adequação ambiental, reflita, será que hoje, se a fiscalização ambiental chegar ao seu estabelecimento, ele estará 100% adequado?

Se alguma dessas respostas foi não, é hora de utilizar a consultoria de PGRS para garantir que sua empresa esteja adequada com a legislação e desenvolva um grande diferencial no mercado.

 

Mas como funciona a consultoria de PGRS?

Os objetivos da consultoria de PGRS podem ser divididos em 3 grupos:

         · Prevenção contra multas ambientais;

         · Obtenção de uma nova fonte de lucro;

         · Conscientização ambiental;

Para isso, ela deve seguir 3 etapas:

01.  Adequação ao conteúdo mínimo

A lei Nº 12.305, de 2 de agosto de 2010 estabelece no seu Art. 21 o conteúdo mínimo para a elaboração do documento de PGRS. São eles:

-      Descrição do empreendimento ou atividade;

-      Diagnóstico dos resíduos sólidos gerados ou administrados, contendo a origem, o volume e a caracterização dos resíduos;

-      Observadas as normas estabelecidas pelos órgãos de fiscalização, definir responsáveis e os processos operacionais que envolvem o gerenciamento dos resíduos;

-      Ações preventivas e corretivas a serem executadas em situações de gerenciamento incorreto ou acidentes;

-      Metas e procedimentos relacionados à minimização da geração de resíduos sólidos e à reutilização e reciclagem;

-      Se couber, ações relativas à responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos;

-      Medidas saneadoras dos passivos ambientais relacionados aos resíduos sólidos;

-      Periodicidade de sua revisão;

Para garantir que todos esses conteúdos serão abordados, a empresa responsável pela consultoria precisa fazer uma série de visitas, diagnósticos e otimizações do fluxo de resíduos. Ou seja, coletar uma série de informações que serão cruciais para a elaboração do documento. É ele que irá afirmar a total adequação da escola à legislação.

 

02.  Obtenção de uma nova fonte de lucro

O segundo grande objetivo do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos é conseguir arrecadar lucro a partir de um material que seria descartado. Ou seja, depois de avaliar e quantificar os resíduos gerados para construir o documento técnico, será estabelecida a melhor metodologia para tornar viável o reaproveitamento de materiais, sejam eles, plástico, metal, papel ou lixo orgânico.

Ou seja, a equipe de consultoria irá procurar e avaliar as formas de aplicar um reuso inovador, apresentando para o cliente, o passo a passo para colocar em prática essa metodologia.

Dessa forma, torna-se palpável o lucro ou a economia que pode ser obtido por meio da reutilização de um material que até então vinha sendo tratado como descarte.

 

03.  Conscientização ambiental

A última etapa da consultoria de PGRS consiste em uma série de ações que deixarão claro para todos os professores, alunos, funcionários e gestores a importância de cuidar do meio ambiente.

Para finalizar a etapa de conscientização ambiental é preciso afirmar para cada pessoa que está em contato direto ou indireto com o lixo que a natureza não se regenera para poder sustentar os caprichos da humanidade e que é nossa responsabilidade garantir que ela esteja viva para sustentar as gerações futuras.

Sendo assim, essa compreensão é geralmente passada utilizando palestras, dinâmicas e ferramentas visuais.

 

Conclusão

Ao final de todas essas etapas, o estabelecimento poderá usufruir de todas as oportunidades que a gestão de resíduos pode oferecer, sendo elas: o marketing verde, a adequação à legislação, uma nova fonte de lucro e economia, redução do impacto ambiental, dentre outras.

Martin Luther King Júnior disse a seguinte frase: “Se eu soubesse que o mundo acabaria amanhã, hoje ainda plantaria uma árvore”. E eu te pergunto, por que esperar o fim do mundo para tomar uma atitude com relação ao meio ambiente? A NuTEQ está aqui para tornar isso realidade.

Veja textos relacionados: