Como o mapeamento e a otimização de processos podem alavancar sua empresa

As empresas que mais se destacam no mercado passaram a dar mais atenção à criação de soluções...

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by: Lorena Viana

A sequência lógica de atividades desempenhadas por uma determinada empresa é definida por processo. Ele é responsável pela qualidade do produto final e a maneira como você lida com essa variável determina as dificuldades que podem, ou não, surgir no dia-a-dia.

Antes de pensar em melhorias, é preciso conhecer exatamente toda a extensão e complexidade da metodologia de fabricação de qualquer produto. Por isso, é preciso refletir: Será que hoje você tem todo o conhecimento necessário para definir em detalhes o seu processo? Detalhes esses que precisam delinear, mensurar e controlar as atividades da sua empresa.

Se a resposta for não, é muito mais difícil criar soluções que terão resultados significativos em seu empreendimento. Pois, antes de pensar em soluções é preciso mapear e compreender os processos da empresa, o que significa saber exatamente quais atividades geram valor, quais recursos e procedimentos estão consumindo maiores recursos humanos e financeiros e quais os eventuais gargalos que estão impedindo que a empresa alcance melhores resultados.

 

Mas por que preciso me preocupar com isso?

O aumento da competitividade do mercado tem tornado cada vez maior visto a necessidade de controlar os processos e os custos que eles podem gerar nos negócios.

Se os processos não são mapeados e otimizados, consequentemente eles irão gerar gastos desnecessários, desperdício, mal aproveitamento do tempo, baixo rendimento, insatisfação dos clientes, estresse dos colaboradores e diversos outros problemas.

Independentemente do investimento feito e dos esforços aplicados, um processo ineficiente não trará os melhores resultados.

 

Então, o que eu ganho ao mapear e otimizar o meu processo?

A palavra-chave para responder essa pergunta é padronização. Depois de compreender cada ponto da sua sequência de atividades e criar soluções para os pontos de melhoria encontrados fica muito mais fácil padronizar cada uma das etapas.

Com esse benefício é possível alinhar os funcionários a trabalharem da forma mais eficiente para o processo, fazê-los entender a importância de cada uma das mudanças e garantir que os procedimentos estão cada vez mais simples. Sendo assim, suas tomadas de decisão são bem mais ágeis e a quantidade de erros é severamente reduzida, o que torna seu trabalho muito mais motivador.  

Além disso, se torna possível reduzir custos com o tempo e desperdício de recursos e, consequentemente aumentar os lucros da empresa, tornando-a cada vez mais competitiva no mercado.

Com dúvidas sobre a importância de um mapeamento e uma otimização de processos? Fale conosco, a NuTEQ vai te ajudar!

 

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