Marketing Verde: Uma ferramenta para a educação ambiental

A estratégia com foco em benefícios em relação ao meio ambiente.

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by: Mateus Gomes

 

O marketing verde, ou ecomarketing, é baseado em uma estratégia de marketing com foco em benefícios dos produtos de uma determinada empresa em relação ao meio ambiente. Ou seja, é um movimento das empresas a fim de criar e colocar no mercado um produto ambientalmente correto e responsável, para assim, incentivar a educação ambiental em toda a sociedade.


Marketing Verde

Entenda mais sobre o assunto.

Atualmente, é muito fácil perceber o quanto a preocupação com os impactos causados ao meio ambiente e uma imagem sustentável são fatores importantes para a reputação de uma empresa. Com isso, a criação do marketing verde passou a ser não só um diferencial para as empresas que colaboram para a educação ambiental ao redor do mundo, mas também uma necessidade aos olhos dos consumidores e colaboradores destas.

 

Mas de onde surgiu o marketing verde?

O ecomarketing teve início por volta dos anos setenta, quando a American Marketing Association (AMA) elaborou um workshop com intuito de discutir o impacto do marketing sobre o meio ambiente. E, com o passar do tempo, sua definição foi evoluindo e difundiu-se por empresas de todo o mundo. Aqui no Brasil, o marketing ambiental veio junto com multinacionais europeias e norte-americanas que se instalaram no país e começaram a colaborar com o desenvolvimento da educação ambiental em nossa nação.

De acordo com o artigo “Environmental Management Systems and Green Supply Chain Management” publica no livro “BUSINESS STRATEGY AND THE ENVIRONMENT” em janeiro de 2008, pelos últimos dez anos, os atuantes na área de marketing têm pressionado as organizações a considerarem seus impactos no meio ambiente. Além disso, o artigo também comenta que a imagem agregada à essa estratégia é positiva, uma vez que, em um exemplo citado, 15% dos consumidores dos Estados Unidos rotineiramente pagam mais por “produtos verdes”, enquanto que outros 15% procuram pelos mesmos produtos, caso não custem mais, ou seja, a educação ambiental vem se perpetuando nas grandes nações mundiais.

          

E o que uma empresa precisa para estar de acordo com o marketing verde?

Antes de qualquer coisa, um empreendimento deve estar, por completo, empenhado e comprometido a conhecer todo o seu fluxo de produção e melhorá-lo sempre que for preciso.

Existem serviços e comportamentos em específico, os quais são valorizados aos olhos de quem busca o marketing verde. O tratamento de efluentes, um plano de gerenciamento de resíduos bem estruturado, a preservação do meio ambiente e a educação ambiental por parte dos funcionários e stakeholders são exemplos desses.

 

E quais vantagens uma empresa ganha utilizando essa estratégia?

O objetivo do ecomarketing é trazer um diferencial perante o mercado, o que, por consequência, aumenta a credibilidade! Um consumidor que considera a educação ambiental um grande pilar da sociedade e que buscam um produto diferenciado, escolhem os “produtos verdes”, mesmo aqueles que possuem um preço mais elevado, mas que se encaixam em sua preferência.

Sendo assim, por que não dizer que essa estratégia de marketing também máxima os lucros de uma empresa?

As empresas que não possuem uma identificação comprometida com a conscientização ambiental, além de terem grande chance de denegrir sua imagem para com os clientes, existem diversos outros problemas atrelados a esse comportamento. Podemos citar como exemplo: o desperdício excessivo com matéria prima, água e energia, problemas com a fiscalização e até mesmo, prejuízos e diminuição nos lucros.

 

Caso reste alguma dúvida ou tenha interesse em algum conteúdo especifico, entre em contato através do e-mail: contato@nuteq.com.br, assim podemos conversar mais sobre o assunto.

   

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