Benefícios do Manual de Boas Práticas de Fabricação

Entenda a importância de se ter um manual de BPF e como obtê-lo.

Categoria: blog.Categoria.None
by: Ciro Dutra

      Oferecer ao consumidor o melhor produto, garantindo sua segurança e qualidade, é um pré-requisito fundamental para nos mantermos no mercado de trabalho competivivo em que estamos inseridos, concorda? Tendo isso em mente e sabendo que a legislação brasileira exige que todas as empresas do ramo alimetício façam uso das Boas Práticas de Fabricação (conhecidas como BPF) e as tenham devidamente documentadas em um manual, para que tanto o produto quanto o consumidor estejam assegurados, acreditamos que este seja um serviço imprecindível para que uma empresa conquiste a preferência e a confiança de seus clientes. .

      O Manual de BPF (Boas Práticas de Fabricação) é um  dos documentos necessários para a obtenção da liberação de funcionamento da indústria ou estabelecimento comercial pela ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Tal orgão pode aplicar multas, interditar ou até mesmo fechar um estabelecimento que não tiver um BPF. Caso ele não o possua, sua afirmação não terá nenhuma validade perante os órgãos de vigilância sanitária.

Clique aqui e tenha um Diagnóstico Gratúito! 

 

Por que contratar uma empresa de consultoria para implementar as boas práticas em um estabelecimento?

Para garantir a implementação das mesmas, são necessários outros procedimentos, os quais vão além de colocar um Manual de BPF na cozinha do local.

São muitos detalhes para analisar e agir em cima, muito tempo e esforços precisam ser dedicados pelo responsável, o qual normalmente seria o proprietário.

Visto isso, contratar uma empresa de consultoria é a opção que tem a melhor relação custo-benefício.

Redução de custos 

Um BPF bem estruturado proporciona processos padronizados a um estabelecimento, gerando uma redução considerável no desperdício de matéria-prima, de água e de energia, logo, os custos serão reduzidos e os lucros serão aumentados.

Segurança 

Reduz-se o nível de acidentes no local de trabalho, evitando assim, possíveis multas ou indenizações aos funcionários.

Qualidade 

Possibilita a instalação de uma política de controle de qualidade no estabelecimento, pois com processos bem definidos consegue-se criar uma padronização dos produtos que são vendidos.

Portanto, é possível determinar quando um produto está ou não dentro do padrão de qualidade definido e ainda determinar qual foi o erro cometido durante o processo produtivo.

 

Como a NuTEQ realiza a consultoria de Boas Práticas de Fabricação?

 

1-Identificação 

Antes de tudo, é necessário conhecer mais a fundo os clientes aos quais iremos prestar a consultoria de BPF. Para isso nós realizamos um diagnóstico totalmente gratuito do estabelecimento! 

Analisamos pontos específicos, como a cozinha, as instalações, a manipulação dos alimentos e o armazenamento de produtos, por exemplo.

Após essa fase, preparamos e apresentamos uma proposta comercial para o proprietário do local, caso seja aceita, vamos para a execução da consultoria!

2- Aplicação do questionário

A execução da consultoria começa com um questionário, o mesmo é aplicado no estabelecimento do cliente e é baseado na RDC 275, a qual é uma norma regulamentadora da ANVISA.

Consiste em, basicamente, um documento com diversas perguntas, as quais possibilitam a estruturação do Manual de Boas Práticas de Fabricação.

Por ser um documento extenso e abranger várias áreas do estabelecimento, algumas informações só podem ser obtidas por meio da comunicação com os funcionários e/ou proprietário. Os mesmos são avisados previamente.

3- Documento de planos de ação

Para cada não conformidade apontada deve haver um plano de ação corretivo e aplicável ao estabelecimento, ou seja, uma solução que se encaixe nas condições do mesmo.

Cada plano possui uma explicação do que, como, porquê e onde será feito, de quem fará e de quanto custará. 

Uma vez redigidos, tais planos são validados com os professores doutores da área de engenharia de alimentos da UFRN.

Na entrega deste documento, são especificadas datas referentes às visitas de acompanhamento da implementação dos planos de ação.  

4- Confecção do Manual de BPF

Juntamos todas as informações obtidas e elaboramos o Manual, no qual terão anexados os Procedimentos Operacionais Padrões (POP’s), os quais são descrições detalhadas das operações necessárias para realizar determinadas tarefas, como: preparação dos produtos, procedimentos de limpeza.

Além disso, são disponibilizados tabelas de controle de estoque, temperatura de freezers, cartazes informativos, entre outros.

5- Treinamento da equipe

O treinamento tem a função de explicar para a equipe o que são boas práticas de fabricação, o Manual de BPF e suas respectivas importâncias; citar as boas práticas em termos de higiene, organização e equipamentos de proteção individual (EPI’s).

É importante pontuar que o treinamento gera certificados para todos os funcionários e para o proprietário.

6- Entrega 

O Manual de BPF deve ser entregue após o treinamento com uma explicação e disponibilização dos anexos por e-mail.

Além disso, devem haver duas visitas após o encerramento do projeto: uma deve ocorrer 15 dias após, e outra, 30 dias. A finalidade é esclarecer quaisquer dúvidas sobre os planos e o Manual.

 

Conclusão

Por tudo isso, algumas coisas ficaram claras: a importância das boas práticas de fabricação em um estabelecimento do ramo alimentício e que, visto a complexidade que é implantá-las, contratar uma empresa de consultoria é o mais prudente a se fazer.

Clique na imagem abaixo, preencha seus dados e nós entraremos em contato em menos de 24h. Teremos o prazer em mostrar como o nosso padrão de fazer consultoria em Boas Práticas de Fabricação se adéqua perfeitamente na sua empresa.

 

Caso reste alguma dúvida ou tenha interesse em algum conteúdo especifico, entre em contato através do e-mail: contato@nuteq.com.br, assim podemos conversar mais sobre o assunto.

                                     Clique aqui e tenha um Diagnóstico Gratúito! 

Veja textos relacionados: