O que é o Movimento Empresa Júnior ? Entenda como ele pode te ajudar.

Conheça o movimento que está mudando o Brasil através do empreendedorismo.

Categoria: blog.Categoria.None
by: Marina Moura


Conheça o movimento que está mudando o Brasil através do empreendedorismo. Por meio das empresas juniores, jovens estão aplicando o conhecimento da universidade no mercado, impactando milhares de pessoas e transformando realidades.


                                  movimento empresa junior

 

O que é o Movimento Empresa Júnior?

 

O MEJ surgiu em 1967 na França, por meio da Escola Superior de Ciências Econômicas e Comerciais de Paris e se espalhou pelo resto dos continentes na década de 80, consagrando-se como uma das maiores redes de empreendedorismo estudantil do mundo. Hoje, já muito bem consolidado, o movimento tem um objetivo muito semelhante ao do seu nascimento,  transformar o país para engrandecer o movimento empreendedor, formando pessoas comprometidas e capazes de executar tal propósito, por meio do aperfeiçoamento de habilidades como liderança, comunicação e trabalho em equipe.

 

A rede do MEJ funciona em três esferas: a local, representada pelas empresas  juniores; estadual, representada pelas federações, que visam o fortalecimento do MEJ naquele estado e a nacional, regulamentada pela Brasil Júnior. Assim, o Brasil, atualmente, conta com 18 Federações, 311 Empresas Juniores e 11.4 mil Empresários juniores. Juntos, realizam cerca de 2.8 mil projetos por ano.

Aqui no Rio Grande do Norte contamos com a RN Júnior, federação estadual, que juntamente com a Brasil Júnior é responsável pelo suporte às empresas juniores. Além disso, o movimento é reconhecido através da Lei Federal  437/2012, a qual reconhece as empresas juniores e delimita suas ações. Nesse sentido, além de inserir o jovem no mercado de trabalho antes mesmo da conclusão do seu curso, mostrando-lhe aplicações diretas do conhecimento adquirido,  o MEJ promove o alinhamento e integração de jovens empresários de todo o Brasil.

 

Saiba mais sobre o MEJ

 

O que são e como funcionam empresas juniores?

As empresas juniores são associações sem fins lucrativos ou apoio governamental constituída por  alunos de graduação em instituições de ensino superior. Dessa forma, os valores obtidos pela empresa por meio dos projetos são aplicados exclusivamente na capacitação dos membros. Nesse sentido, as EJs tem como finalidade realizar projetos vinculados a área de atuação do seu curso por meio de soluções inovadoras de modo a impactar a sociedade, contribuindo na formação de profissionais comprometidos.

Para a execução das suas soluções inovadoras e personalizadas para os seus clientes as EJs devem contar com a orientação de professores da universidade a qual estão vinculadas, desde o planejamento até a entrega do projeto. Além da qualidade técnica, a parte de gestão da empresa, em seus níveis operacional, tático e estratégico é de responsabilidade exclusiva dos alunos, os quais realizam atividades desde o marketing até a gerência de qualidade.

 

Quem e como ele impacta?

 

A partir do  desenvolvimento em rede e formação empreendedora, o valor dos projetos entregues pelas EJs vão muito além dos seus clientes, também transformam a vida de seus membros, que desenvolvem habilidades, como a  comunicação e execução de projetos. Além disso, impactam as suas instituições de ensino por meio da sua maior visibilidade, inspirando outros alunos e oferecendo cursos e treinamentos de qualificação.

De um lado existem os clientes que enfrentam diariamente os desafios inerentes à gestão de um negócio. Eles encontram as mais diversas dificuldades, seja ao regulamentar seu estabelecimento pelas normas da ANVISA, criar um produto diferenciado, valorizar sua marca ou otimizar seu processo. Do outro  lado, existem as empresas juniores e seus membros, ávidos por transformar realidades e gerar impacto através dos seus serviços. Essa relação é muito vantajosa para ambos, uma vez que os empresários encontram por meio do movimento empresa júnior, uma forma de solucionar seus problemas da melhor forma e menor custo, ao mesmo tempo em que jovens se aprimoram, tendo contato precoce com o mercado de trabalho e desenvolvendo o empreendedorismo no país.

As empresas juniores estão indo além das barreiras do mercado,  estão mudando a realidade das suas instituições, trazendo o desenvolvimento de projetos desafiadores que passam aos jovens empresários a responsabilidade de ser parte da construção de sonhos.

Assim, o MEJ proporciona a conexão entre conhecimento acadêmico com o mundo empresarial, transformando jovens em empreendedores capazes de mudar a realidade, impactando positivamente a sociedade.

 

 

Por que ele pode alavancar seu negócio?

As Empresas Juniores, como o próprio movimento já prega, são iniciativas de membros muito engajados, os quais estão sempre buscando qualificação e soluções inovadoras para os desafios que encontram. Atrelado a isso, as EJs contam com todo o suporte de infraestrutura e docência das universidades as quais pertecem, garantindo a qualidade do serviço prestado, o qual, ainda assim, é entregue para o cliente por um preço muito abaixo do praticado no mercado, sendo mais acessível do que uma empresa sênior.

 

Entendeu o que é o MEJ, como uma empresa júnior funciona e gostaria de saber mais sobre os nossos serviços? Visite nossa página e agende um diagnóstico!