Quer destacar sua empresa? Invista em políticas ambientais como marketing verde

Entenda como alavancar sua empresa com o marketing verde.

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by: Kaanda Rebeca

 

Está sentindo seu mercado saturado? Ou está achando sua empresa muito tempo no mesmo patamar? Neste post iremos te tirar da zona de conforto e te trazer uma idéia de como destacar sua empresa por meio do marketing verde.

 

O marketing verde, eco marketing, marketing sustentável, marketing ambiental ou marketing ecológico, como você gostar de nomeá-lo, é de certa forma novo no mercado, e ainda está em processo de disseminação e ascensão.

Por isso, o consideremos uma ótima estratégia para trazer diferencial a sua empresa e destacá-la por um longo tempo. Visto que os assuntos ambientais e a preocupação com o meio ambiente só tendem a crescer no mundo inteiro. A consciência ecologicamente correta cresce, a cada desastre ambiental e/ou percepção da escassez de recursos.

Neste post, iremos esclarecer melhor o conceito de marketing verde, assim como seus benefícios e formas de trazer destaque para sua empresa através dele; como iniciar a implementação de políticas ambientais e, por fim, como fazer uso do marketing verde para destacar a sua empresa. Vamos lá?!

 

O que é marketing verde?

Para entendermos o marketing verde, como fator de destaque da sua empresa, é importante entendermos a origem dessa expressão. E é por aí que começaremos.

A preocupação com a escassez dos recursos naturais e a consciência das limitações atreladas a eles foi intensificada no Brasil, lá na década de 90. E, com isso, surgiu, da parte dos consumidores, uma pressão em relação à responsabilidade ambiental das empresas.

Responsabilidade essa, não só correspondente aos benefícios do produto, modo de produção ou postura da sua empresa, como também a ausência de malefícios que eles causam ao meio ambiente.

O que nos permite usar como marketing, mais do que produtos ou serviços ecologicamente corretos. Mas, também uma gestão ambiental, políticas internas - como, por exemplo, ações sustentáveis - e cumprimento da legislação ambiental.

Se preocupar com os impactos causados ao meio ambiente e, consequentemente, a sociedade em geral, passou a ser uma necessidade. Não só pelas exigências oriundas da conscientização ambiental da sociedade como por meio de legislações ambientais vigentes.

Essa preocupação, revertida em atitudes ecologicamente corretas e posteriormente transformadas em marketing. Que é justamente o que chamamos de marketing verde, vai trazer o diferencial a sua empresa, que além de conscientizar novos públicos atinge aquele público que já é mais consciente ambientalmente.

Ficou claro do que se trata o marketing verde? Então, agora, vamos entender mais sobre os benefícios que ele traz ao seu negócio!

 

Destaques e benefícios que o marketing verde pode trazer para sua empresa

Ao falarmos das vantagens do marketing verde é comum voltarmos o nosso pensamento à competitividade, o que não é errado. Até porque é aí que vai entrar o destaque da sua empresa.

A partir da divulgação de políticas ambientais, internas ou externas, a qual trará a sua empresa um diferencial e, com isso, uma vantagem competitiva, em relação a empresas que não empregam tais políticas. Dando-lhes o poder de ser incluído em um novo mercado, o das empresas ecologicamente corretas, competindo de forma mais igualitária ou até mesmo trazendo algum tipo de diferencial.

Além da competitividade, outra forma de destacar a sua empresa por meio das políticas ambientais é através do engajamento com o público. De maneira que, ao divulgar suas políticas e ações voltadas à preservação ambiental, você agregará valor ao seu negócio.

O que, em longo prazo, devido a uma identificação do público com os ideais da sua empresa, pode conquistar a empatia deles, assim tornando seu cliente mais ativo e engajado pelas suas causas e consequentemente com seu produto ou serviço.

E agora, você pode estar se indagando: “Tudo bem, já entendi de que forma as políticas ambientais adotadas pela minha empresa podem me destacar. Mas que benéficos internos elas podem me trazer?

Como foi falado no início deste tópico, não é errado pensar na competitividade e visibilidade que as políticas ambientais podem trazer para sua empresa. Mas esse tipo de vantagem e destaque não são os únicos benefícios que uma postura de preservação pode trazer para dentro da sua empresa.

Quando falamos em preservar o meio ambiente, na prática não estamos nos referindo em não usar recursos naturais, nem em não poluir o meio. Se trata de otimizar seus processos, de modo que os impactos causados ao meio ambiente, oriundos da extração de recursos ou pela liberação de rejeitos, sejam minimizados.

Com a otimização dos processos, seja ela na produção fabril de um produto, ou na parte administrativa da empresa. Automaticamente se conquista um aumento de lucro e qualidade.

Sejam eles na redução de custos fixos, com insumos, menos energia ou matéria prima inserida nos processos, ou na redução de custos com os rejeitos, seja na diminuição de volume ou em soluções mais baratas e alternativas, como as indicadas nesse artigo.

E, com os custos menores, se ganha maior flexibilidade nos preços dos produtos, possibilitando uma maior margem de lucro, seja pelo aumento do preço ou pelo aumento das vendas.

E, para fechar a gama de possíveis benefícios que a implementação de políticas ambientais pode agregar a sua empresa, vale salientar que elas podem proporcionar maior perspectiva de futuro para sua empresa.

Tanto pela ascensão dos temas ambientais em todo o mundo, e decorrente aumento da demanda por empresas que valorizem tais temas, quanto visualizando o crescimento interno mais sustentável, de forma que se você tem planos para sua empresa crescer autossustentável, a consciência de preservação te ajudará nisso. Além de ser essencial se adequar ao mercado futuro.

 

Primeiros passos para implementação de políticas ambientais em sua empresa

Pronto! Já tenho conhecimento sobre o que é marketing verde e estou convencido de todos os benefícios e destaques que ele pode trazer a minha empresa, mas e agora? Como posso implementá-lo?

Levando em conta tudo que foi citado anteriormente, você já deve ter percebido que o primeiro passo para implementação dessa vertente de divulgação da sua empresa, é uma mudança de postura e efetivação da consciência ambiental, se você ainda não a possuir, é claro.

Com o intuito de preservar o meio ambiente e diminuir os impactos que causamos a ele, existem diversas ações que podem ser tomadas. A depender do tipo de negócio, do porte, e de outros fatores como a cultura e individualidade de cada empresa.

Um exemplo de tais ações ou processos que podem ser implantados a sua empresa, sem grandes esforços são:

1. Reduzir gastos excessivos de água e energia, por meio de campanhas e políticas internas;

2. Implementar a política dos 5R’s - Reduzir, Reutilizar, Reciclar, Recusar e Repensar - se atentando à produção de resíduos e, trazendo formas de reincorporar os rejeitos da empresa novamente ao processo ou realocá-lo para outro setor com outra finalidade;

3. Observar a composição dos processos e torná-los mais sustentáveis;

4. Aperfeiçoar a logística da empresa, na intenção de reduzir a emissão de gases poluentes por parte dos automóveis;

5. Reduzir custos e desperdícios;

6. Procurar desmaterializar, ou seja, diminuir a quantidade de material usado para obter certo resultado, ou até mesmo melhorar os resultados;

7. Investir em embalagens recicláveis ou reutilizáveis, incentivando a consciência ambiental nos seus clientes, entenda melhor o que são e veja alguns exemplos aqui.

8. Elimine ou substitua produtos ou substâncias poluentes da sua linha de produção;

9. Dar preferência aos materiais biodegradáveis;

10. Procurar formas de aumentar a vida útil do seu produto.

Aqui estão listados apenas algumas ações que podem ser tomadas. Essas não são e nem devem ser as únicas. A redução de danos ao meio ambiente e a sua preservação precisa da reavaliação de suas atitudes como um todo e juntamente com ela da criatividade da sua empresa para reinventá-las e transformar a sua realidade.

 

Como usar o marketing verde para destacar a sua empresa?

E agora, que você já sabe algumas práticas e mudanças que podem ser inseridas na sua empresa, com o intuito de implementar políticas ambientais, vamos ver as melhores formas de divulgá-las trazendo destaque para sua empresa.

Iniciamos com um ponto muito importante do marketing, que é clareza e coerência. Ao adotar o marketing verde na sua empresa, você deve estar consciente que precisa ter essa postura dentro e fora da empresa. Correndo o risco de perder a credibilidade com os clientes, ao admitir posturas diferentes das divulgadas.

É de extrema importância que o conteúdo transmitido pela sua empresa seja um conteúdo verídico, de qualidade e que esteja de acordo com os princípios que a norteiam.

No marketing, a imagem da sua empresa, e o valor agregado a ela, vale tanto quanto ou até mais do que o produto em si. E, por isso, se na sua empresa são feitas campanhas de redução, de custos, insumos ou outros, deixe que o seu público saiba. Isso vai incliná-lo a um olhar mais positivo para a empresa.

Não só esse tipo de ação deve ser divulgado, ou colocado em evidência nos seus produtos e serviços. Como qualquer uma das ações citadas no tópico anterior ou nova política ambiental adotada pela empresa.

 

Com tudo isso em mente não temos dúvidas de que sua empresa irá começar a pensar melhor sobre a adoção de políticas ambientais! E, logo mais vai se destacar das demais com o uso do marketing verde.

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