Entenda como o layout da cozinha pode aumentar o rendimento da produção

 em Consultoria alimentícia, Engenharia Química, Mapeamento de processos

No Brasil, nota-se um crescimento referente à alimentação fora do lar nos últimos anos e, em consequência, o aumento do ramo alimentício, no entanto, essa situação é proporcional às imagens exigências do consumidor em relação ao estabelecimento, principalmente, ao espaço de produção. Então, você sabe a situação atual do seu espaço e se precisa melhorá-lo?  

Quando se pretende iniciar um negócio no ramo alimentício, seja a partir de lanchonetes, docerias ou um restaurante, deve dar a devida importância ao lugar mais delicado no estabelecimento, a cozinha. Uma vez que todos os produtos serão gerados neste local considerado o berço da sua renda e produção. 

Dessa maneira, é de extrema importância conhecer o tamanho e o espaço da cozinha, mas também, a disposição dos equipamentos e matérias para a produção dos alimentos. Portanto, esse espaço deve possuir uma atenção especial na hora de elaborar a infraestrutura, os processos, logística, de tal forma a evitar possíveis problemas na produção e o potencial desperdício de dinheiro. 

Nessa perspectiva, o layout da sua cozinha pode realizar toda essa estruturação do espaço e resolver diversos problemas, como é mostrado na imagem abaixo:

 

 

O que significa o layout de uma cozinha? Pra que serve?

O layout é uma técnica de administração de operações com o intuito de criar um aproveitamento do espaço de acordo com o desenvolvimento de um interface homem-máquina para aumentar a eficiência do sistema de produção. 

O layout da cozinha leva em consideração a sua utilização no cotidiano dos funcionários e a disposição dos aparelhos no espaço de forma eficiente com o objetivo de formar um fluxo bem definido e claro para todos evitando possíveis problemas. 

Quais são as vantagens de ter o layout da sua cozinha e como ele afeta no rendimento do seu negócio? 

Se a resposta é não. Esse artigo está pronto para te ajudar. Agora, você vai compreender os pontos em que o layout da cozinha atua e como ele pode melhorar o rendimento da sua produção. Vamos lá? 

Em um espaço produtivo com um layout não adequado ou a falta dele pode ter muitos problemas dentro da produção e eles não são tão visíveis. Alguns dos indícios encontrados são: 

  • a desorganização no fluxo interno de processos;
  • o aumento no tempo de produção; 
  • os desperdícios de matéria prima. 

Essas situações não podem acontecer em uma zona produtiva, principalmente, relacionada ao ramo alimentício, uma vez que o cliente preza pela qualidade e o tempo de entrega, além desse processo afetarem na produção e custo do produto. Dessa maneira, você pode estar perdendo tempo e matéria-prima, consequentemente, dinheiro. 

O layout da cozinha otimiza essas relações de organização e distribuição do espaço para melhorar o fluxo entre as zonas produtivas, tornando-as estruturadas e organizadas de acordo com os processos      realizados para facilitar a locomoção dos funcionários evitando possíveis perdas de tempo na sua movimentação, diminui o tempo e aumenta a frequência de produção, mas também, apresenta uma possível diminuição na perda de matéria-prima.

Dessa maneira, os custos serão reduzidos e a efetividade do time aumentada, mas também, pode aumentar a satisfação do cliente com o serviço e gerar a fidelização dos seus clientes, uma vez que seu serviço será mais eficaz e eficiente para atendê-lo.

Além disso, segundo Sant’ana (2012), o layout funcional tem 5 grandes fatores envolvidos, um deles são os funcionários que trabalham na cozinha e deve ser garantido para eles, conforto, bem-estar, satisfação e segurança do trabalho.

 

 

Gostou do tema? Ainda tem dúvidas? Então não perca tempo e entre em contato conosco pelo email – contato@nuteq.com.br ou pelo telefone (84) 9 9620-6964. Um de nossos consultores estará à sua espera para trazer os melhores resultados para a sua empresa.

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário