Quais políticas de trabalho devem ser implementadas durante o Corona vírus?

 em Boas Práticas de Fabricação

Devido ao atual cenário de pandemia em que o mundo se encontra atualmente, por causa do novo Corona vírus (COVID-19), surgiu a necessidade de políticas de trabalho bem estabelecidas, que ajudem na manutenção da sua empresa e dos seus funcionários. 

 

Mas o que seriam essas políticas de trabalho?

As políticas de trabalho seriam todas as medidas que uma empresa deve tomar para que ela se mantenha saudável, com rentabilidade, segura e bem gerida. Essas medidas, vão desde coisas      bem simples, como por exemplo, confraternizações da empresa, até algo mais complexo como, estruturação de novos processos.

É importante salientar que o cuidado com os seus funcionários é de extrema importância. Segundo Richard Branson, fundador do grupo Virgin, é necessário cuidar bem dos seus funcionários, pois só assim eles cuidarão bem do seu negócio.

E diante do caos que o novo Coronavírus tem causado, as principais medidas de trabalhos que devem ser tomadas hoje, precisam ser em relação à saúde dos seus funcionários e dos seus clientes, para que assim evitar novas contaminações e manter a marca da sua empresa.

 

Principais medidas de prevenção

Inicialmente, faz- se necessário que o empregador e seus funcionários tenham o total conhecimento sobre medidas de prevenção básicas, se estas medidas não forem tomadas antes de tomar medidas mais drásticas, o risco de contaminação se torna maior.

 

  • Higiene pessoal básica

A principal recomendação feita pelo Ministério da Saúde é lavar frequentemente as mãos, porém, embora pareça uma tarefa simples, muitas pessoas acabam executando de uma maneira errada, comprometendo, não só a sua segurança, como também, a segurança dos demais indivíduos que ela possa ter contato.

 

  • Como lavar as mãos?

Para que a higienização das mãos seja feita de maneira correta, é preciso respeitar os seguintes passos:

  • Umedecer, com água, as mãos e os antebraços.
  • Aplicar sabão nas palmas das mãos e esfregar bem, descendo até os pulsos.
  • Esfregar as costas das mãos até os punhos.
  • Lavar as partes internas e externas dos dedos e, em seguida, os polegares. 
  • Enxaguar e secar bem.

 

Como mostra a figura abaixo:

como lavar as mãos corretamente

 

  • Álcool em gel 

Em algumas situações onde há necessidade de lavar as mãos, mas não é possível fazer isso, seja em razão de você ter pego em dinheiro ou ter descido do ônibus, algo dessa natureza, ter consigo álcool em gel ou até mesmo álcool líquido 70% é sempre importante para que se possa higienizar as mãos.

Porém, o uso do álcool em gel ou do álcool líquido 70% não elimina a necessidade de lavar as mãos com água e sabão, além de ser menos viável do ponto de vista econômico, a utilização do álcool para higienizar as mãos não é tão eficaz se as mãos estiverem visivelmente sujas.

 

  • Banho

Entretanto, apenas lavar a mão corretamente não é suficiente, então tomar de 2 a 3 banhos por dia e, principalmente, quando for necessário sair de casa, ao voltar, tomar um bom banho pode ajudar a eliminar vírus remanescente na pele e no cabelo, por exemplo

 

  • Outros cuidados

No mundo corporativo, apertos de mãos acontecem o tempo todo, mas, devido a essa nova pandemia, é primordial evitar qualquer tipo de contato físico, sempre tentando respeitar um espaço de, no mínimo, 1,5 metro de distância de pessoa para pessoa, além de evitar aglomerações.

Ao tossir e espirrar, cubra a boca e o nariz com um lenço descartável, caso não tenha um tenha um lenço, use o antebraço.  Evitar levar a mão ao rosto sem que ela esteja higienizada, especialmente na área do nariz, da boca e dos olhos. Em relação a máscaras (máscara indicada – N95) elas se tornam opcionais ser você for um indivíduo saudável. 

Vale ressaltar que, em ambientes de trabalhos cujo são divididos matérias, salas ou cabines, entre outras, faz-se necessário uma constante higienização com álcool 70%, por exemplo. Partindo desse pressuposto, higienizar seus equipamentos, como o celular, garante uma maior segurança para seus respectivos donos e as pessoas que o rodeiam. 

 

Adoção do home office

O home office é considerado um modelo de trabalho muito promissor quando se pensa em estilos de trabalho do futuro e muitas empresas já adotam essa prática. Que consiste basicamente em um trabalho fora da empresa, é mais comum ser um trabalho remoto realizado em casa.

Fonte: Abramed

 

  • Vantagens

Devido ao atual cenário de pandemia, várias escolas, faculdades e várias empresas aderiram também a esse sistema de trabalho, pois dessa forma os funcionários ficam mais seguros e podem até se tornar mais produtivos por estarem trabalhando no conforto do seu lar.

Além disso, esse modelo tende a inibir algumas aglomerações, quando se pensa que algumas pessoas não precisarão se deslocar até o trabalho, visto que, segundo o Ipea – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, 65 % dos brasileiros utilizam o transporte público como principal meio de deslocamento, nas capitais.

  • Cuidados

O empregador deve saber medir se realmente é necessário que o trabalho seja realizado de forma presencial, uma reunião, por exemplo, pode ser realizada via plataformas virtuais gratuitas como o Google Meet ou o Skype.

 

  • Desvantagens

Porém, trabalhar por home office tem suas desvantagens, é primordial que se tenha uma internet com uma velocidade relativamente boa e que o colaborador saiba se comportar como se tivesse no espaço físico da empresa, mesmo estando em casa, não seria interessante um colaborador aparecer sem camisa numa reunião.

Para aprender mais sobre home office clique aqui.

 

Rodízio dos funcionários 

Essa estratégia consiste em dividir os colaboradores da sua empresa em grupos e a partir disso, estabelecer dias da semana em que cada grupo vai trabalhar ou até mesmo um período específico.

Tendo em vista uma empresa com 15 funcionários, estes podem ser divididos em 5 grupos de 3 pessoas, onde cada grupo trabalhará em dias alternados e em períodos diferentes, um trabalha a tarde, outro à noite e outro pela manhã.

Essa prática é interessante ser usada por estabelecimentos que não puderam fechar durante a quarentena ou adotar o home office. Haja vista que, ela tem o intuito de evitar aglomerações e, se por algum acidente, algum funcionário se contaminar, o vírus não venha atingir toda capacidade produtiva da empresa.

Para saber mais sobre o fechamento dos estabelecimentos no período da quarentena, clique aqui.

 

Delivery

Se o seu modelo de negócios é B2C, isto é, ele é destinado ao consumidor final, é bastante provável que o delivery esteja ao alcance do seu negócio.

Se você é da área de alimentos e nunca trabalhou por delivery, esse é o momento ideal para adquiri-lo, não só porque o mercado delivery movimenta 11 bilhões por ano, mas também para que sua empresa tenha mais visibilidade.

Existem ótimas plataformas como o Ifood, Uber Eats e o Rappi que sua empresa pode utilizar, dessa forma, se o seu negócio precisou fechar por motivos de evitar aglomerações ou algo dessa natureza, sua empresa ainda terá uma boa fonte de faturamento.

 

A Importância das boas práticas de fabricação na área de serviços alimentícios 

As boas práticas de fabricação garantem a qualidade higiênico-sanitária do seu produto, se você tem um restaurante, por exemplo, e quer trabalhar por delivery nesse período de pandemia, algumas medidas essências devem ser tomadas, sendo elas:

  • Os funcionários devem estar vestidos de forma adequada com uniforme, botas, luvas, toucas e máscara de proteção
  • Lavar bem as mãos antes de manipular qualquer alimento
  • Evitar falar durante o preparo do alimento
  •  Diminuir ao máximo o contato de terceiros com o alimento produzido. Evitar que o motoboy tenha contato direto com o alimento já que ele acaba pegando em dinheiro e em outros locais propensos a contaminação, por ele andar na rua sempre

 

Gestão da empresa

Com todo impacto causado pelo novo Coronavírus, o gestor de qualquer estabelecimento precisa repensar todo o planejamento estratégico da sua empresa, visto que, o comércio enfraqueceu bastante e levará tempo para a economia se estabilizar. 

 

Sendo assim, estudos sobre como a empresa deve ser comportar durante essa era de pandemia, pesquisas sobre novos serviços ou, até mesmo, buscar áreas de atuação para empresa ou novo público alvo que não tenham sido tão afetadas pelo COVID-19 são de extrema importância.

O Coronavírus está de fato mudando o mercado e até mesmo a forma como trabalhamos. Por isso, acreditamos que todas essas políticas e práticas não devem ser implementadas de forma momentânea, mas sim, recorrente e que seja implementada na cultura da organização.

 

A NuTEQ é uma empresa que justamente trabalha na implementação de diversas dessas práticas para auxiliar a sua empresa a se preparar para as ameaças do mercado. 

Gostou do tema? Ainda tem dúvidas? Então não perca tempo e entre em contato conosco pelo email – contato@nuteq.com.br ou pelo telefone (84) 9 9620-6964. Um de nossos consultores estará à sua espera para trazer os melhores resultados para a sua empresa.

 

 

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário