7 motivos para manter um BPF atualizado no seu negócio

 em Boas Práticas de Fabricação, Padronização, Qualidade, Treinamento

Você sabia que todas as empresas brasileiras do setor alimentício devem possuir e fazer o uso das
BPF? E que devem estar devidamente escritas em um Manual? Então vamos entender um pouco
mais sobre BPF.

No Brasil, as BPF são determinadas por meio de portarias e resoluções da Agencia Nacional de
Vigilância sanitária (ANVISA), estabelecendo os requisitos gerais sobre as condições higiênico sanitárias e de Boas Práticas de Fabricação para estabelecimentos produtores/industrializadores
de alimentos e introduz o controle contínuo de BPF e os Procedimentos Padrões Operacionais.

Mas o que são Boas Práticas de Fabricação? A RDC 216, nos diz que é um documento que
descreve as operações realizadas pelo estabelecimento, incluindo, no mínimo, os requisitos
higiênico sanitários dos edifícios, a manutenção e higienização das instalações, dos equipamentos
e dos utensílios, o controle da água de abastecimento, o controle integrado de vetores e pragas
urbanas, a capacitação profissional, o controle da higiene e saúde dos manipuladores, o manejo
de resíduos e o controle e garantia de qualidade.

Agora vou te dar 7 motivos para atualizar o seu Manual de Boas Práticas de
Fabricação com a NuTEQ, para ter sucesso no seu negócio.

Estar em dia com a legislação

A legislação brasileira exige que as empresas que desenvolvem atividades no ramo
alimentício possuam um Manual de Boas Praticas de fabricação, sem ele você não
consegue obter liberação de funcionamento do estabelecimento.

Ter um ambiente organizado

A organização do ambiente é muito importante para que cada coisa tenha o seu lugar, assim
seus funcionários saberão onde cada coisa está, isso vai impactar diretamente no tempo que
levam para entregar as demandas, principalmente em períodos de muito movimento.

 

Evitar pragas

A credibilidade do seu negócio em primeiro lugar, acredite ninguém quer
produtos/serviços de um lugar que não consegue manter o ambiente limpo, e que possua
pragas como por exemplo: insetos e ratos no ambiente.

Ter funcionários treinados

O treinamento é fundamental para que seus funcionários tenham segurança e autonomia
para realizar as atividades que lhes são designadas, assim você terá uma equipe
independente e de sua confiança.

Satisfação dos clientes

Cliente bom é aquele que sempre volta, cuidar do seu estabelecimento é fazer com que seus
clientes se sintam bem e tenham confiança nos seus produtos/serviços, assim você
consegue fidelizá-los.

Qualidade dos seus produtos

A qualidade deve ser o seu maior aliado, cuidar dos seus insumos da maneira correta, e ter
uma produção padronizada é essencial para que seus clientes sintam a diferença no seu
negócio.

Estabelecimento sem riscos de fechar ou ser multado

Ninguém quer ter o azar de perder o seu próprio negócio, é de suma importância que seu
estabelecimento acompanhe as atualizações das legislações vigentes, para manter seu
padrão de qualidade e principalmente credibilidade em dias. Assim você evita multas
desnecessárias, ou em último caso, ter que fechar o seu estabelecimento por
irregularidades.

 

Gostou do conteúdo? Quer saber ainda mais sobre Manual de Boas Práticas de Fabricação e
outros serviços que a NuTEQ oferece e como eles são úteis à sua empresa? Entre em contato
conosco através do e-mail contato@nuteq.com.br ou pelo telefone (84) 9 9620 – 6964.

 

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