Entenda os principais passos para começar a desenvolver um novo produto de qualidade

 em Consultoria alimentícia, Desenvolvimento de produtos, Engenharia Química

Você tem ou já teve o desejo de desenvolver novos produtos para seu estabelecimento, mas não sabe ainda nem como, nem por onde começar

Nesse post, você vai descobrir como tirar suas ideias do papel e desenvolver ou aprimorar sua fórmula com qualidade e sucesso para alavancar seu negócio! 

Em um cenário marcado pela mudança constante de hábitos, tendências e padrões de consumo, todos os dias novas demandas surgem e, consequentemente, novas oportunidades de negócio são criadas. 

Com essa crescente demanda do mercado, questões de inovação são cada vez mais recorrentes como solução para as empresas que pretendem permanecer e se diferenciar no mercado. 

Desenvolver novos produtos é uma das formas de trazer esse conceito para o consumidor, com objetivo de entregar propostas cada vez mais atraentes e alinhadas ao seu perfil. 

Nada mais é que criar ou otimizar um produto inovador ou já existente, que agregue novas características para melhorar a sua qualidade. 

Portal SENAI-SP - Desenvolvimento de Novos Produtos Alimentícios

 

Como ter sucesso no lançamento de um novo produto? 

 

Para esse desenvolvimento, muito mais que ter uma ideia, é preciso de um estudo que torne possível verificar se ela é válida e poderá se sustentar no mercado. 

Neste estudo, definir o produto que você tem como objetivo é a primeira providência para que o mesmo seja um sucesso.

Na definição do produto, você deve identificar em que consiste o produto, a quem se destina (público-alvo) e o que pode influenciar o cliente a optar por este produto frente aos dos concorrentes. 

Com a resposta da pergunta “Quem são as pessoas interessadas no seu produto?”, você poderá identificar e definir produtos e serviços que atendam aos desejos e necessidades dessa clientela. 

Assim, você saberá construir sua marca e posicioná-la de acordo com os desejos de seu público e a oferta de valor que determinou. 

E quais seriam os principais passos para começar a desenvolver novos produtos

As fases fundamentais são as pesquisas para definição do problema; estudo do produto com definições e criação do conceito; prototipagem e implementação; análises do produto e idealização da marca. 

 

Principais passos para obter sucesso no desenvolvimento de novos produtos 

 

1. Pesquise bastante 

Sim. Pesquisas são essenciais no planejamento de novos produtos. Nessa pesquisa, invista em olhar por todos os ângulos essa ideia. 

Aproveite para entender o segmento de mercado no qual você está inserido no Brasil, descubra o que o mercado está exigindo e precisando. 

Reflita sobre o que você pode oferecer como diferencial capaz de encantar e surpreender o público, escute os consumidores e estude a concorrência. 

Essa etapa do processo é fundamental, pois pode-se perceber quais são as grandes oportunidades e quais os setores mais aquecidos para o investimento.

Com as dúvidas levantadas e esclarecidas, é hora de viabilizar ainda mais a sua ideia! 

 

2. Estude o Produto 

No segundo passo, é de suma importância avaliar a viabilidade do seu produto. 

Aqui, estude as legislações que atendem a categoria do seu produto, para que assim o desenvolvimento dele esteja dentro das normas vigentes pelos órgãos competentes. 

Tenha em mente também características sensoriais, físicas e químicas que você julga necessárias e que deseja para o seu produto, ou seja, as características que visa para a aceitação do seu produto. 

Essas características, para se ter em mente, refere-se ao sabor, aroma, cor e textura desejados para o alimento que se deseja desenvolver

É nesse ponto que é avaliada a provável necessidade do uso de algum conservante para o seu produto e caso se faça necessário, quais são os métodos conservatórios mais indicados. 

Com o estudo mais aperfeiçoado, é hora de ir para prática e tirar a ideia do papel, iniciando a etapa de produção. 

 

3. Desenvolva uma formulação base (Prototipagem) 

Essa é a etapa crucial onde se deve atentar muito para qualidade deles. 

A fórmula é desenvolvida e aprimorada a todo o momento até chegar ao resultado desejado. 

E, visando garantir as características ideais dos novos produtos e atributos necessários, é preciso testar e quantas vezes for necessário. 

Essa prototipação do produto permite a coleta de feedbacks para aperfeiçoamentos e melhoramento do mesmo antes de lançá-lo em um mercado teste.

Desenvolvimento de Novos Produtos Alimentícios - Sebraetec

Para realizar a especificação dos componentes da formulação é essencial efetuar testes em laboratório a fim de entender e avaliar a performance do protótipo de produto. 

Resumidamente, o objetivo desta fase é verificar a viabilidade dessa formulação na prática, e com isso, definir a melhor composição do produto, garantindo também a segurança do consumidor. 

 

4. Realize análises 

A análise sensorial refere-se a avaliar a aceitabilidade mercadológica e a qualidade do produto por diversos parâmetros como aparência, cor, sabor e textura. 

Essa análise é importante visto que aqui, será comprovado se o produto atende as especificações pensados anteriormente no Estudo do Produto. 

Além disso, ela reflete na venda do produto uma vez que certificam que o produto proporciona uma experiência sensorial agradável com aceitação do produto no mercado. 

Logo, trata-se de uma etapa imprescindível para o desenvolvimento de um novo produto, o qual depende da aceitação do consumidor. 

 

Passo Extra: Desenvolva uma embalagem adequada para seu produto 

Não menos importante, nesta etapa você deve determinar a melhor embalagem para acondicionar o produto, de modo a preservá-lo adequadamente e preservar suas características sensoriais. 

Ela deve ser pensada para que garanta a conservação do produto, para que ele tenha uma extensa vida de prateleira

A escolha da embalagem leva em consideração pontos, como a textura e umidade, capacidade da embalagem de preservar a temperatura em seu interior e até mesmo o valor estético trazido pela embalagem. 

Isso mesmo. Não apenas como proteção, mas também com papel importante na conquista, as embalagens possuem grande peso nas decisões de compra tomadas por impulso no ponto de venda.

Sendo assim, a definição do rótulo é imprescindível, pois é a fonte de informações sobre o produto comercializado. 

Com esses passos, você conseguirá ocupar o lugar ideal nos corações e mentes de seus clientes. 

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Conclusões 

Com o exposto acima, o desenvolvimento de novos produtos é um dos pilares da inovação dentro das empresas. 

Ele é necessário para garantir a qualidade, aumentar a vida útil e sua expansão no mercado, oportunidade de mercado, além de adequar o produto ao gosto do consumidor, obtendo assim sucesso de vendas. 

Dedicar tempo, esforço e recursos nesse quesito em que a competitividade exige novas propostas a todo momento é fundamental. 

 

Quer adentrar no mercado de desenvolvimento de novos produtos? Podemos te ajudar com isso! Entre em contato conosco pelo email – contato@nuteq.com.br – ou pelo telefone (Whatsapp) – (84) 99620-6964. Estaremos à sua total disposição para trazer os melhores resultados para a sua empresa.

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