Shelf-life: A importância do tempo de prateleira.

 em Consultoria alimentícia, Shelf Life

 

Já refletiu sobre a importância de determinar a validade de um produto? Por que cada alimento tem um tempo de validade distinto? É seguro consumir produtos que ultrapassaram a data de validade? Essas questões fundamentais podem ser esclarecidas ao entendermos o conceito de “Shelf-life”.

Mas afinal, o que significa esse termo?

O que é Shelf-life?

Shelf-life é um termo em inglês que se refere à vida útil de um produto, ou seja, o período em que um alimento se mantém em condições seguras e adequadas para o consumo. É comum pensar que um alimento não deve ser consumido somente quando sua aparência e odor não estão adequados; no entanto, há aspectos que não podem ser identificados sem uma análise mais detalhada. Portanto, determinar a validade de um produto requer uma análise aprofundada, levando em conta vários fatores que influenciam na composição e conservação dos alimentos.

Fatores que influenciam a determinação do Shelf-life

Cada produto possui características específicas que afetam seu tempo de vida útil. Alguns dos fatores a serem considerados para calcular o Shelf-life dos produtos incluem microbiologia, composição físico-química, processo de fabricação, embalagem e métodos de conservação.

Consumo de alimentos fora do prazo de validade

Algumas modificações nos alimentos não são perceptíveis, como por exemplo o crescimento de bactérias.  Existem microrganismos benéficos e patogênicos, sendo estes últimos responsáveis por transmitir doenças. Quando um alimento oferece condições favoráveis para o desenvolvimento desses microrganismos, eles se proliferam rapidamente, e o consumo desses produtos pode levar a infecções ou intoxicações alimentares.

Importância da determinação do Shelf-life

 O estudo do Shelf-life estabelece o tempo necessário para a degradação do alimento por microrganismos patogênicos, considerando condições ideais de temperatura de armazenamento e estado adequado da embalagem. Além  disso, também é considerado o tempo de duração das características  sensoriais do produto,   pois mesmo que não haja desenvolvimento de microrganismos patogênicos, as características sensoriais são de extrema importância para a escolha do consumidor. 

Gostou do tema? Ainda tem dúvidas? Então não perca tempo e entre em contato conosco pelo email – contato@nuteq.com.br ou pelo telefone (84) 98662-2424. Um de nossos consultores estará à sua espera para trazer os melhores resultados para a sua empresa.

Postagens Recentes

Deixe um Comentário